Páginas

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Lançamento de Fátima Miguez

A Cuca, o Bicho-Papão,a Vitória-Régia, o Negrinho do Pastoreiro, o Uirapura e o Curupira estão todos aqui. E não estão sozinhos. Grandes nomes da arte brasileira retratam cores e pinceladas de um Brasil que está na boca do índio, do negro e de todo este Brasil brasileiro. Brasil de peixe, de boi, de Cobra-Grande e sereia. De crença e de fé. É Santo Antônio que prega aos peixes, é Judas que cumpre sua pena. Com ilustrações de Suppa, a poesia de Fátima Miguez revela o Brasil-lendário que enche nossos olhos de arte, cultura e fantasia.
Clique aqui para conhecer o site de Fátima Miguez.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Dia do Poeta

"saiba que os poetas como os cegos
podem ver na escuridão "
Para deixar registrada minha homenagem a todos os poetas brasileiros, resolvi, desta vez, mostrar poesia na letra da música "Choro Bandido", composta para a peça O corsário do Rei, de Augusto Boal, levada aos palcos em 1985.
Saiba mais sobre essa canção na análise realizada por André A. Almeida a partir dos elementos da mitologia greco-latina nela encontrados.
Choro Bandido
(Chico Buarque-Edu Lobo)

Mesmo que os cantores sejam falsos como eu
Serão bonitas, não importa
São bonitas as canções
Mesmo miseráveis os poetas
Os seus versos serão bons
Mesmo porque as notas eram surdas
Quando um deus sonso e ladrão
Fez das tripas a primeira lira
Que animou todos os sons
E daí nasceram as baladas
E os arroubos de bandidos como eu
Cantando assim:
Você nasceu para mim
Você nasceu para mim

Mesmo que você feche os ouvidos
E as janelas do vestido
Minha musa vai cair em tentação
Mesmo porque estou falando grego
Com sua imaginação
Mesmo que você fuja de mim
Por labirintos e alçapões
Saiba que os poetas como os cegos
Podem ver na escuridão

E eis que, menos sábios do que antes
Os seus lábios ofegantes
Hão de se entregar assim:
Me leve até o fim
Me leve até o fim

Mesmo que os romances sejam falsos como o nosso
São bonitas, não importa
São bonitas as canções
Mesmo sendo errados os amantes
Seus amores serão bons




O vídeo faz parte do acervo de Tauil e é o "único registro de Chico, Edu e Tom tocando juntos "Choro Bandido". Era uma das músicas preferidas de Tom."
Uma raridade!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Nada a comemorar



Dia do Professor
Pouco a declarar e nada a comemorar.
Lembro-me do tempo em que ensinar era bom.
Mesmo assim, perdi muitos alunos. Lamento não ter conseguido salvá-los.
Alguns se formaram e um segue uma bela carreira de militar.
Algumas são professoras, outras caixas de supermercado.
Outro dia, recebi a visita de um deles, veio me apresentar a mulher e o filho. Lembra com detalhes os meus cuidados. É motorista, compositor e cantor.
Foram milhares de alunos em trinta e três anos de magistério. A maioria está na luta.
Hoje, cada situação, cada história de arrepiar. A escola é um espelho.

Vejo muita teoria e pesquisa feita por quem não trabalhou com alunos em situação de risco social em escolas públicas de ensino fundamental.
Quem tem possibilidade de continuar estudando, não permanece. Fico pensando o que acontecerá com as próximas gerações se uma atitude urgente não for tomada.
Fui uma professora apaixonada e não me sinto mais feliz com a carreira.
Conto os dias que me restam para pedir aposentadoria. Perdi a esperança de dias melhores para a educação neste país. Mantenho a fé em Deus que há de dar coragem a quem não tem opção e precisa continuar.
Vou fazer o que mais gosto: contar histórias e mediar leitura em outros lugares. Conhecem aquele ditado: “santo de casa não faz milagre!”
Volto aos livros cansados de me esperar nas prateleiras, ávidos dos meus olhares apaixonados.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Exercício Poético



Outro blog amigo é o Nudez Poética da Lou Vilela, escritora de cabeça, tronco, membros e coração cheios de pura poesia.


"Pulsa o ventre, caem os véus, desnuda-se em poesia"
Lou Vilela


Hoje, selecionei um miniconto dentre os tantos que leio e aprecio. E sabe como é cabeça de professora. Vê em tudo um exercício, desta vez, poético.

Labirintos II
Entre um devaneio e outro enveredo por um labirinto de sensações. Percebo a proximidade do monstro fabuloso! Desesperadamente, tento encontrar o caminho, mas a cada passo o temido monstro se materializa. Sinto a sua respiração ofegante cada vez mais próxima... Em um lampejo de lucidez surge, no espelho, o reflexo. Enfim, a saída!

Lou Vilela

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Minha Mãe Aparecida


Não está linda, a minha Mãe do Céu, Nossa Senhora da Conceição Aparecida?
Cliquei só para mostrar a minha alegria neste dia da padroeira do Brasil.
Minha paróquia também é conectada e fez transmissão da missa solene da qual acabei de participar. Clique aqui para conhecer o site.
Acompanhe, se quiser, meu canto de guerra ao inimigo da nossa salvação, na voz do Padre Marcelo Rossi.
Quem é esta que avança como aurora,
Temível como um exército em ordem de batalha,
Brilhante como o sol e como a lua,
Mostrando o caminho aos filhos seus?

Ah, ah, ah, minha alma glorifica ao Senhor,
meu espírito exulta em Deus, meu Salvador.

Uma viagem diferente


Tem tempo que não faço neste espaço tanta coisa...Uma delas é divulgar blogs amigos, como o Boa Baltazar da Fátima Cristina.
Publico aqui Uma viagem num mundo de blogs (v. II), texto escrito com links para cumprir tarefa para BlogGincanas.

E lá vou eu mais uma vez de coletivo ou de expresso da linha nesta gincana, usar o tempo que eu sempre digo que não tenho, para encontrar um pouco de mim em minhas múltiplas realidades e me render a um doce de lira e café com poesia, num armazém, que geralmente me vem como um café da madrugada, ou para simplesmente observar os eucaliptos na janela e as flores de lis num jardim efêmero (Côté cour, Côté jardin), vendo as cores da vida, como vítima da quinta. Como eu quase nunca dou ponto sem nó, junto todos os cacos e cacarecos, evoco minha alma poeta e usando todas as possibilidades acabo escrevendo blogstórias essenciais, sempre brincando com a rima, na dança das palavras. Elas revelam conversas furtadas, conversas em português, compondo favas contadas, canastras de contos, reviravoltas de alice, riscos e rabiscos, formas e coisas que no mundo de ideias de milene, de doidivana, de anacarmen, de con, de mata hari, de grifo planante ou de zisco, me perco e também me encontro. Mais tarde, compondo o olhar, me vejo através de lentes de usuários compulsivos, como se fossem language glasses, que nunca perdem por aprender: know or never! Como se vestindo uma saia justa, por vezes penso enlouquecer em pensamentos. Viajo pela leitura, apreciando as paisagens da crítica. Curiosa como sempre, insisto em ler para aprender cada vez mais... ler para crescer, ler o que elas estão lendo, ler tudo sobre livros, ler coisas banais, ler essencialmente palavras! Sentindo ventos da liberdade, me vejo wise, tropical, essencial, encantada, poética e favorita. Ufa! Tou em outra! E dando asas as minhas ideias estendo-as como num fio, num varal, com a esperança da viagem ser curta, porém sempre amiga. Boa Baltazar! Vovó sempre dizia...

E a brincadeira continua!



Tanta novidade para a criançada na web que não tenho dado conta!

Peter O'Sagae do Resumo do Cenário divulgou e eu passo adiante.

Trata-se da revista Continuum Criança, com jogos e atividades, histórias, quadrinhos, rádio , dicas de sites, filmes, livros, games e arte, entrevista com o Menino Maluquinho e você pode participar com sugestões de um filme, um livro, respondendo à enquete ou mandando desenhos, textos ou fotos.

É para criança, mas tem muita coisa para adulto como jogo da memória e labirinto. Você pode participar da ação Canções para Arteiros. Músicos de todas as idades podem criar uma música que fale às crianças sobre o mundo da arte (até 20 de outubro) e ainda ganha um prêmio!

domingo, 11 de outubro de 2009

Leitura de Clássicos


"Clássicos são livros que, quanto mais pensamos conhecer por ouvir dizer, mais se revelam novos, inesperados, inéditos, quando são lidos de fato."

Ítalo Calvino

"Não vale a pena ler aos 10 anos um livro que não tenha o que dizer para quem o reler aos 50, em condições de fazer novas descobertas de releitura."

C.S.Lewis

Essas citações foram retiradas do livro Como e por que ler os clássicos universais desde cedo de Ana Maria Machado em 2006 quando, após a leitura, lancei o projeto "Revivendo os Clássicos" Sala de Leitura. Proporcionei às crianças e adolescentes do Ensino Fundamental um encontro com narrativas clássicas, não necessariamente as originais, mas histórias bem contadas, adaptadas ou reinventadas, para que ampliassem a visão de mundo e entendessem a literatura atual. Além dos livros, usei vídeos do kit da Multirio e filmes. O resultado foi ótimo. Mais uma razão para participar do debate ou acompanhar pelo site do Instituto Embratel.



Leitura em Debate: Por que é importante ler os clássicos?

No dia 15 de outubro, quinta-feira, às 16 horas, acontece a quarta edição do Leitura em Debate, em 2009. Em seu segundo ano, o projeto traz três convidados, a cada encontro, e conta com a mediação da escritora Anna Claudia Ramos. O programa traz o tema “Por que é importante ler os clássicos?” e tem a presença de Fernando Nuno (editor e escritor), Márcia Cabral (professora da UERJ e membro da Comissão Carioca de Leitura) e Pedro Bandeira (escritor). Os encontros mensais do Projeto Leitura em Debate discutem a formação de novos leitores e a literatura infantil e juvenil em seus diversos aspectos. Para isso, escritores, ilustradores, professores, editores, contadores de histórias, teóricos, psicólogos infantis, produtores culturais e pais são convidados para participar, mostrando os diversos olhares que compõe a busca por uma literatura de qualidade e pela formação do leitor.

O Leitura em Debate acontece no Auditório Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional (Rua México, S/N. Fundos da BN. Entrada pelo jardim).

Quaisquer informações adicionais podem ser obtidas por meio dos telefones (21) 2220-2356 ou (21) 2220-2599. O contato também pode ser feito pelo e-mail eventos@bn.br.

sábado, 10 de outubro de 2009

Brincadeiras de hoje e de ontem


Tem coisa mais gostosa para criança do que brincar?
Entre no Mapa do Brincar para perceber que as brincadeiras de hoje são variações das de ontem. Sempre brinquei com minhas crianças e adoro os brinquedos cantados. Recentemente, na Sala de Leitura, brincamos de "Samba Lelê", "Roda Pião", "A Linda Rosa". O mais engraçado é que as crianças não conheciam e pediram bis! Como se brinca? Quando não me lembro, invento!
Este site é para todas as crianças e professores deste país. Divulguem e participem.

Leia o projeto (retirado do site):

O Mapa do Brincar é uma iniciativa da Folhinha, suplemento infantil do jornal Folha de S.Paulo.Lançado em maio de 2009, o projeto convidou crianças de todo o país a contar quais são suas brincadeiras de hoje. Um dos objetivos era descobrir se há semelhanças e diferenças entre o brincar das várias regiões do país. De maio a julho, a Folhinha recebeu 10.204 inscrições de crianças das cinco regiões do país, com participação maior do Sul e do Sudeste.Em alguns Estados, a equipe da Folhinha também coletou brincadeiras diretamente com as crianças, mas sempre preservando os relatos infantis.Todo esse material enviado (ou coletado) foi lido e analisado por uma equipe de especialistas na área do brincar.E, do conjunto de textos, desenhos, fotos e até vídeos enviados pelos brincantes, 550 brincadeiras foram selecionadas para este site. Cada brincadeira traz a indicação de sua origem, o que não quer dizer que ela seja só daquele lugar. A origem indica a cidade que mora o participante que mandou a brincadeira.Devido à extensão do país e ao rico repertório de brincadeiras das crianças, no entanto, há ainda muito o que mapear.Por isso, se você conhece brincadeiras (ou variações) da sua região que não estejam no Mapa do Brincar, envie o material para mapadobrincar@uol.com.br. Você também pode enviar memórias do brincar em outras décadas e termos para o glossário das brincadeiras.Boa brincadeira!

Atualização: 
O mapa do brincar está em nova versão e pode ser visualizado aqui.

Dê leitura de presente!


Já abracei a ideia apoiada pelo Instituto EcoFuturo.
Todas as criança brasileiras recebendo livros de presente. Vislumbro a cena e pulo de alegria, talvez mais do que a maioria delas que franzirão os narizes porque prefeririam brinquedos. Mas, de algumas, eu veria o brilho nos olhos e o sorriso que antecipa a magia de uma boa história. Por enquanto é apenas um sonho!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Fórum das Letras 2009


Mais uma edição do Fórum das Letras em Ouro Preto.
Recebi hoje e-mail para ficar com água na boca e nos olhos de tanta saudade da cidade histórica e dos momentos literários que marcaram minha trajetória profissional. Foi o ponto de partida para meu retorno à ficção "adulta" e contínua participação em eventos desta natureza.
A novidade deste ano é o Espaço Jovem, voltado para o universo adolescente.
O Fórum acontece de 28 de outubro a 02 de novembro. Veja autores convidados, vídeos, notícias no site. A programação completa sai em breve!

domingo, 4 de outubro de 2009

Narradores de Javé



Fato é que a gente vai deixando para depois e esquece.
Há muito tempo li resenhas do filme Narradores de Javé e somente hoje pude vê-lo. Faz parte do Projeto Cineclube e é distribuído para utilização institucional pela SME do Rio de Janeiro. Se ainda não assistiram, não percam porque é muito bom.
Leiam a sinopse:
Nada mudaria a rotina do pequeno vilarejo de Javé se não fosse o fato de cair sobre ele a ameaça repentina de sua extinção: Javé deverá desaparecer inundado pelas águas de uma grande hidrelétrica. Diante da infausta notícia, a comunidade decide ir em defesa de sua existência pondo em prática uma estratégia bastante inusitada e original: escrever um dossiê que documente o que consideram ser os "grandes" e "nobres" acontecimentos da história do povoado e assim justificar a sua preservação. Se até hoje ninguém preocupou-se em escrever a verdadeira história de Javé, tal tarefa deverá agora ser executada pelos próprios habitantes. Como a maioria dos moradores de Javé são bons contadores de histórias, mas mal sabem escrever o próprio nome, é necessário conseguir um escrivão à altura de tal empreendimento. É designado o nome de Antônio Biá, personagem anárquico, de caráter duvidoso, porém o único no povoado que sabe escrever fluentemente. Apesar de polêmico, ele terá a permissão de todos para ouvir e registrar os relatos mais importantes que formarão a trama histórica do vilarejo. Uma tarefa difícil porque nem sempre os habitantes concordam sobre qual, dentre todas as versões, deverá prevalecer na memória do povoado. Na construção deste dossiê, inicia-se um duelo poético entre os contadores que disputam com suas histórias - muitas vezes fantásticas e lendárias - o direito de permanecerem no patrimônio de Javé.
Elenco: José Dumont, Matheus Nachtergaele, Nélson Dantas,Rui Resende, Gero Camilo, Luci Pereira e Nelson Xavier.
Direção de Eliane Caffé. Brasil, 2003.
Bananeira Filmes
Selecionei algumas resenhas para quem vai usar o longa em sala de aula.

sábado, 3 de outubro de 2009

Olimpíadas 2016



Inacreditável!

Não esperava que sairíamos vitoriosos nesta empreitada. Nossa bela cidade tem tantos problemas. O mais grave é a falta de educação. Querem um simples exemplo? Quando atravesso a rua, tenho a impressão de que o motorista, ao me ver, ao invés de reduzir a velocidade, acelera!

Sem dúvida, o carioca é muito simpático, no entanto, com a violência atual, até desconfio quando alguém se aproxima com muitos sorrisos. A desigualdade social é uma vergonha nacional. Tem bolsa para tudo! Quem se interessa por trabalho quando pode obter dinheiro fácil? Não podemos cerrar os olhos e fazer de conta que nada acontece. Transformar favelas em bairros sem combater as causas não vai resolver a situação. Imaginem como a população vai aumentar até lá.

Mesmo assim, preciso ter esperança. Haja projeto social e educativo para reverter o medo que este povo alegre e caloroso tem de sair às ruas. Tem gente que diz que já se acostumou. Não creio. Enfrentamos tudo como guerreiros, porque é preciso trabalhar, estudar, buscar lazer, alimentar o corpo e alma.

Educação é a solução. Todos sabem e nada fazem. #prontofalei

Related Posts with Thumbnails