Páginas

domingo, 11 de outubro de 2009

Leitura de Clássicos


"Clássicos são livros que, quanto mais pensamos conhecer por ouvir dizer, mais se revelam novos, inesperados, inéditos, quando são lidos de fato."

Ítalo Calvino

"Não vale a pena ler aos 10 anos um livro que não tenha o que dizer para quem o reler aos 50, em condições de fazer novas descobertas de releitura."

C.S.Lewis

Essas citações foram retiradas do livro Como e por que ler os clássicos universais desde cedo de Ana Maria Machado em 2006 quando, após a leitura, lancei o projeto "Revivendo os Clássicos" Sala de Leitura. Proporcionei às crianças e adolescentes do Ensino Fundamental um encontro com narrativas clássicas, não necessariamente as originais, mas histórias bem contadas, adaptadas ou reinventadas, para que ampliassem a visão de mundo e entendessem a literatura atual. Além dos livros, usei vídeos do kit da Multirio e filmes. O resultado foi ótimo. Mais uma razão para participar do debate ou acompanhar pelo site do Instituto Embratel.



Leitura em Debate: Por que é importante ler os clássicos?

No dia 15 de outubro, quinta-feira, às 16 horas, acontece a quarta edição do Leitura em Debate, em 2009. Em seu segundo ano, o projeto traz três convidados, a cada encontro, e conta com a mediação da escritora Anna Claudia Ramos. O programa traz o tema “Por que é importante ler os clássicos?” e tem a presença de Fernando Nuno (editor e escritor), Márcia Cabral (professora da UERJ e membro da Comissão Carioca de Leitura) e Pedro Bandeira (escritor). Os encontros mensais do Projeto Leitura em Debate discutem a formação de novos leitores e a literatura infantil e juvenil em seus diversos aspectos. Para isso, escritores, ilustradores, professores, editores, contadores de histórias, teóricos, psicólogos infantis, produtores culturais e pais são convidados para participar, mostrando os diversos olhares que compõe a busca por uma literatura de qualidade e pela formação do leitor.

O Leitura em Debate acontece no Auditório Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional (Rua México, S/N. Fundos da BN. Entrada pelo jardim).

Quaisquer informações adicionais podem ser obtidas por meio dos telefones (21) 2220-2356 ou (21) 2220-2599. O contato também pode ser feito pelo e-mail eventos@bn.br.

Um comentário:

Fatima Cristina disse...

Olá Fátima!

Seu blog está cada vez mais atuando como ponto de referência para que m incentiva a leitura entre os jovens. Parabéns!


Lógico que pode colocar o texto "Viajando num mundo de blogs" aqui no "Blogstórias". Será uma honra para o "Boa Baltazar"!

Beijos!

Related Posts with Thumbnails