Páginas

sexta-feira, 2 de abril de 2010

A Pequena Vendedora de Fósforos

Hoje é Dia Internacional do Livro Infantil em homenagem a Hans Christian Andersen. O conto A Pequena Vendedora de Fósforos foi escolhido para um projeto realizado em 2005 durante as comemorações dos 200 anos do escritor. Todo o material foi divulgado no Blogstórias Infantis num serviço da OI. Até hoje não consegui recuperá-lo. Sobra-me um livro digitado no word com belos textos e ilustrações produzidas pelos alunos do Ciep onde trabalhei naquele ano. A história é triste, porém reflete a vida de nossas crianças  abandonadas nas ruas para vender todo tipo de mercadoria, muitas vezes exploradas pelos próprios pais ou vítimas de sequestros como o caso do menino alagoano recentemente mostrado na mídia com final feliz. Nem sempre é assim. Para os inocentes da Educação Infantil, ir para o céu e encontrar a avó foi bom. Foi exatamente o que eu ouvi ao perguntar se gostaram da história. O sofrimento acabou. Silenciei!
Descobri o vídeo abaixo no ano passado e enviei mensagem ao criador pedindo autorização para publicá-lo e solicitando informações sobre alguma ferramenta que pudesse usar para tentar fazer algo semelhante  com meus alunos.



Baseado no conto de fadas A Pequena Vendedora de Fósforos (The Little Match Girl / Seller) de Hans C. Andersen, a animação usa  uma técnica inédita que a faz parecer uma pintura em movimento. 
Sinopse: Numa noite fria, véspera de Ano Novo, uma pobre menininha é obrigada a vender fósforos pelas ruas. 
Exibido na 8a. Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. 


Fonte: RenanCdos Reis

3 comentários:

Lígia Pin disse...

Menina
Quando eu terminei a 1a série minha professora me deu de presente um livro de Andersen. Lembro que era um livro grande, grosso, de capa amarela. O que mais me recordo é do conto da Pequena Vendedora de Fósforos, que me deixou tão absolutamente encantada e triste que reli inúmeras vezes. Hoje, cada vez que ouço ou vejo algo referente a esse escritor me dá uma certa angústia por não ter guardado esse livro, entende? É o tipo de coisa que tem valor sentimental e que não há dinheiro que pague!!
Beijos e parabéns pelo post, adorei!!!!
;o)

Miriam disse...

Obrigada, Fátima pela visita. Adorei seu post e o vídeo é maravilhoso. Quanto a indicação:sempre que vejo um bom trabalho como o seu, recomendo. Estarei sempre aqui para aprender com você.
Abraços!

Rocio Rodi disse...

Fátima,
A história da menininha do fósforo, história fascinante de tirar o fôlego e nos mobilizar a atitudes mais aberta ao outro, a sermos mais solidários. Nesta animação a obra fica mais bela. Boa dica!

Related Posts with Thumbnails