Páginas

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Contos Tradicionais

Esta é uma das responsáveis pela minha nova faceta: contadora de histórias. O nome dela: Regina Machado. Assumi mais este título quando participava de sua oficina durante o Simpósio Internacional de Contadores de Histórias. Contou muitas histórias, entre as quais, Fátima, a Fiandeira, um conto grego, um dos meus favoritos, e distribuiu objetos variados sobre uma mesa forrada com um belo tecido. Escolheríamos um deles e exporíamos o motivo. Havia apanhado uma minúscula garrafinha de vidro azul que me atraíra. Contei uma história, inventada naquele momento, e disse que me considerava uma leitora apaixonada e narradora de histórias. Ela olhou para mim e contestou: “Quem disse que você não é uma contadora de histórias?”E ainda: “Com esta história, você pode escrever um livro!” Imaginem a emoção.
Regina Machado é professora do Departamento de Artes Plásticas da ECA, na USP, e contadora de histórias de várias culturas do mundo inteiro. Sua pesquisa é sobre a utilização dos contos tradicionais na formação de professores de Arte. É autora de Acordais: fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias (DCL), livro que tenho lido ultimamente. Publicou também para crianças e jovens os livros indicados a seguir (Companhia das Letrinhas):

A FORMIGA AURÉLIA E OUTROS JEITOS DE VER O MUNDO

"Os sete contos dessa coletânea vêm da tradição oral de culturas orientais. Eles têm em comum o fato de conservarem saberes e experiências acumulados pelas gerações: todos transmitem um aprendizado, um modo de lidar com determinada situação. Há, por exemplo, o conto "Zabeidas, trolas, pimoras, gripas", em que quatro homens de quatro regiões diferentes enfrentam um mesmo problema para o qual imaginam uma mesma solução, mas correm o risco de não resolverem nada porque nenhum deles fala a língua do outro. A solução proposta pelo saber tradicional é um elogio ao convívio das diferenças, ao uso da inteligência em favor do bem comum, ao multiculturalismo."

NASRUDIN

"Como em Formiga Aurélia e outros jeitos de ver o mundo, neste livro Regina Machado demonstra uma fina compreensão da tradição oral, dos aspectos éticos e formais que dão vigor a essas narrativas sem dono.
Originário do folclore da Turquia, o personagem Nasrudin é um mulá (que em árabe significa "mestre"). É um herói curioso: parece ingênuo de tudo, mas é mais esperto do que todos nós. Alguns de seus contos são dignos de um verdadeiro sábio oriental, com enigmas lógicos e soluções mirabolantes. Outros são casos de simpática malandragem, de confusões que só se resolvem com muita esperteza. Nasrudin às vezes lembra um personagem muito familiar aos leitores brasileiros: Pedro Malasartes, cujas travessuras e astúcias são narradas há séculos nos países de cultura ibérica.
Regina Machado combinou os contos do mulá com a história de uma divertida turma de amigos reunidos em torno de Kláun Noguera, uma espécie de contador de histórias que os desafia a adivinhar como Nasrudin se livra de enrascadas e passa a perna nos amigos, no rei e até mesmo na própria mulher."

Título Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ 2001, categoria reconto.

O VIOLINO CIGANO e outros contos de mulheres sábias


" O violino cigano e outros contos de mulheres sábias* é uma coleção de histórias de tradição oral com protagonistas femininas. Diferentemente dos contos tradicionais mais comuns - em que as mulheres são delicadas, frágeis, e normalmente dependem de um homem para serem salvas - as protagonistas dessas dezesseis histórias são verdadeiras heroínas.
Os contos de O violino cigano foram coletados da tradição oral de diversos povos e países, e apresentam um elenco variado de encantadoras protagonistas, em cujas histórias se transmitem, de uma perspectiva feminina, grandes achados da sabedoria própria das narrativas populares. "

* Este título faz parte do PNBE/2006

Ô rosa lira lirais,
Quem tá dormindo acordais,
Quem tá dormindo acordais
Quem tá dormindo acordais
Cantiga tradicional de mulheres
coletada por Lydia Hortélio
Serrinha/Bahia**
**Acordais (DCL)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails