Páginas

domingo, 25 de maio de 2008

Histórias da Criação

“Algumas histórias distraem e ensinam, outras comovem profundamente. As histórias nos transformam e nos aproximam mais dos outros, fazem-nos pensar sobre os mistérios da vida, carregam uma energia, uma verdade, uma lição e podem ser instrumento pelo qual entramos em contato com o divino dentro de nós e em nosso redor. Essas são as histórias sagradas.”


Charles Simpkinson e Anne Simpkinson
Histórias Sagradas - Rocco








Ao autografar meu livro O Senhor do Bom Nome e outros mitos judaicos (Cosac & Naify), Ilan Brenman pretendia que as histórias iluminassem a minha vida.





Histórias sempre alimentaram minha alma, principalmente aquelas de culturas antigas ou nativas porque parecem ter vida própria.

O mito que dá título ao livro, narra a história de uma comunidade judaica que tinha a missão de contar histórias sobre seus líderes espirituais. Acreditavam na presença de Deus na vida cotidiana e pregavam o entusiasmo, a fé e alegria para se alcançar a presença e essência divinas. Ao ler algumas narrativas da agadá, parte do Talmude, a Lei Oral, transportei-me para aquela época da criação do mundo. Quem foi que disse que as histórias científicas não comprovadas são reais? Viajei! Procurei a floresta, acendi o fogo e ouvi sete histórias portadoras de segredos que conversam com a Torá, os cinco primeiros livros do Velho Testamento.

Aqueci meu corpo e minha alma. Não sou mais a mesma.




Conheci o escritor e contador de histórias Ilan Brenman, ao participar de sua oficina no Simpósio Internacional de Contadores de Histórias. Fiquei impressionada com a capacidade que tem de envolver-nos com suas histórias e formar uma dança de roda com tanta beleza.

Ilan Brenman filho de argentinos, neto de russos e poloneses, nasceu em Israel e está no Brasil desde 1979. Há mais de quinze anos, conta histórias por todos os cantos do Brasil. Já se apresentou em livrarias, praças públicas, creches, escolas, bibliotecas, assentamento de sem-terra, hospitais... É psicólogo de formação e está terminando o doutorado na Faculdade de Educação da USP." Já fui professor universitário, orientador educacional, consultor de uma ONG". Desenvolve projetos ligados à formação de leitores e já publicou muitos livros.





As crianças da escola gostam muito de ouvir As Narrativas Preferidas de um contador de histórias (DCL) , uma seleção de sete recontos que encantam pessoas de todas as idades em suas apresentações. Destaque para Carne de Língua , um conto africano, e O lenhador e a criação das histórias, conto das Ilhas Canárias.





São deliciosos também os contos de As 14 Pérolas da Índia (Brinque-Book) para quem está em busca da verdade e do caminho da felicidade, segundo a sabedoria indiana. O conto A Serpente e o Vaga-Lume é para compreender quem não suporta o brilho dos outros!



Conheça o site do Ilan.




Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails