Páginas

domingo, 15 de outubro de 2006

Professor


“Seja gentil, pois cada pessoa que você conhecer pode estar enfrentando uma batalha mais árdua.”
Platão
15 de outubro,
Há dias procuro um texto que fale da profissão que escolhi e exerço há trinta anos. Li artigos, crônicas, poemas, depoimentos, reportagens. Mas o que eu procurava estava dentro de mim mesma. Recordações, sonhos, alegrias, vitórias, derrotas, rostos e episódios povoavam minha mente insistentemente. Por que não escrever sobre essa experiência, se a prática aliada à leitura e o desejo de inovar foram sempre minhas companheiras?
Pasmem! Não pretendia ser professora, mas prestei concurso para o Instituto de Educação porque precisava trabalhar, somente depois cursei a Faculdade de Letras. Foi no Curso Normal que conheci aquele que foi o responsável por tudo: Nelson Santive, meu professor de Literatura. Mergulhei de corpo e alma neste vício devastador, na paixão pelos livros.
É essa a minha luta diária, pois cada aluno que se torna um leitor me emociona e me incentiva nessa caminhada.
Nesses tempos de violência, famílias desestruturadas, miséria, fome, doença, abandono, drogas, exploração e ambição desmedida, o livro é facilmente trocado por qualquer objeto de consumo. Preferem ouvir histórias pela TV. A mídia poderia ser uma aliada, mas não é. É necessário entender o que ouve, vê e lê. Práticas leitoras dão trabalho! Resultado: os olhos vagam pela sala de aula, a mesma há pelo menos um século. Os livros ficam empoeirados nas prateleiras.
Professores e alunos são vítimas dessa sociedade perversa que só enxerga o lucro, a competição e o sucesso.
Quando bate o desânimo e a sensação de fracasso insiste em se instalar, penso naquela citação de Platão. Nesse momento de reflexão fico iluminada porque acredito que ainda posso ajudar aquele que enfrenta uma batalha mais sofrida do que a minha e que a guerra pode ser vencida pela força da gentileza, do perdão, da solidariedade, do respeito, da justiça e da esperança.
E que é possível obter palavras, gestos e olhares de carinho porque compreenderam a linguagem do AMOR.

10 comentários:

Fátima Franco disse...

Oi, Fátima:
Vim agradecer suas visitas, seus comentários e conhecer seu blog.Gostei muito de tudo que li:Drummond, Quintana e seu depoimeno sobre o ser professor, que é excelente.
Um abraço

Marli Fiorentin disse...

Querida Fátima.
Você está no caminho. Você tem o perfil do educadordo século 21. Curiosidade faz parte para quem quer se incluir digitalmente. Procurar tutoriais é um hábito muito saudável. Ser auto-didata é essencial hoje. Eu tb não sei inglês, mas acabo me virando.E tenho que dividir o pc com 2 filhos. Abraço!

Lata Mágica Recife disse...

Oi Fátima,
Esse texto expressa o que sentimos por diversas vezes as duvidas as alegrias que sentimos quando estamos ministrando oficinas e percebemos que através da arte, será mais uma oportunidade para aqueles feitos nos que não desistimos nos primeiros obstáculos que a vida oferece.
Um bom começo de semana!!
Abraços dos amigos da Lata:
Willam & Odilene

Santa disse...

Fátima

Este é mais um aviso do que um comentário. Peço desculpas se não visito meus amigos na medida que gostaria. É que infelizmente o problema da minha mão direita retrocedeu. Voltei às sessões de fisioterapia (+ 15). Consigo visitar um a três blogs por dia e tenho que interromper. Isso não impede que leia os blogs. Por outra, só não fechei o blog da santa ainda é porque minha indignação é maior do que a dor física. Bjs. E um Bom domingo!

Miriam Salles disse...

Olá Fátima!
Vim agradecer a visita ao meu blog e o comentário! Quanto aos tutorias em português, coloco-me à sua disposição para ajudá-la naquilo que eu souber!
Um abraço

Joseane Piechnicki disse...

Oi querida Fátima,
Uma honra pra mim ver meu blog linkadinho aki...
Parabéns pelo espaço e pelas reflexões, são bastante pertinentes...

forte abraço!

Lata Mágica Recife disse...

querida Fatima:
Temos una novidade, neste dia 04/11/06, completaremos 01 ano de blog, com a ajuda de todos que acompanham e incentiva o nosso trabalho e você é um deles.
Teremos uma exposição comemorativa neste dia.
Aguardamos sua visita:

Willam & Odilene

Anônimo disse...

Olá, Fátima!

Esta história de abandonar os livros, está acontecendo até com antigos ávidos leitores. Estamos trocando um livro de cabeceira por textos esparsos na Internet ou outros conteúdos multimídias de rápida assimilação e leitura. Não sei se isso é positivo ou negativo. Acredito que os dois lados têm seus prós e contras.

De qualquer forma, é bom saber que pessoas que antes não liam nada, hoje pelo menos navegam na Internet, entrando em contato com a língua, ainda que de forma insuficiente.

Estarei mais por aqui nos próximos meses.

tubaranhao@yahoo.com.br

Abraços!

Anônimo disse...

...oi linda!! desculpe-me o desleixo em deixá-la sem meus comentários por aqui.
mas eu estou aqui, gostei do que, vi é claro, e deixo beijos na sua alma linda...
muahhhhhhh

Lata Mágica Recife disse...

Olá Fatima nós do lata mágica desejamos um bom final de semana.

Beijos...

Odiene & Willam

Related Posts with Thumbnails