Páginas

terça-feira, 10 de outubro de 2006

O Direito de Ser Criança

Crédito

Art.3º A criança e o adolescente gozam de todos
os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana,
sem prejuízo da proteção integral de que trata esta
Lei, assegurando-lhes, por lei ou por outros meios,
todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes
facultar o desenvolvimento físico, mental, moral,
espiritual e social, em condições de liberdade e de
dignidade
.
Estatuto da Criança e do Adolescente.
Lei n. 8.069, de 13 jul. 1990.

Lembremos da nossa infância e comparemos com a dessas crianças que desde cedo são obrigadas a lutar pela sobrevivência.
O jornal Extra está publicando e denunciando em uma reportagem intitulada Anjos no front outra terrível estatística: pelo menos 23 crianças, entre 0 e 12 anos, foram atingidas em tiroteios no Rio, muitas enquanto estavam brincando.
Não estamos assistindo a um filme de ficção. Isso é REAL.
A mudança depende de nós.

2 comentários:

Santa disse...

Fátima, antes quero agradecer suas visitas e ao contrário do que pensa seus comentários são bem vindos. Estive aqui outras vezes, gostei do que li e seu blog consta dos meus links há algum tempo.

Que bom que se vive em uma democracia onde é permitido o debate de idéias. Só não respondi antes, porque pensei que o assunto era entre vc e os leitores do meu blog.Já que se referiu a Santa, no último comentário, estou aqui:

Uma observação: não somos diferentes, pelo menos na profissão - tb sou professora. Quanto as nossas escolhas são realmente opostas. Sou uma ex-petista e por isso mesmo me sinto à vontade para expor o que penso do PT no governo - por formação não tolero corrupção, atos ilegais contra o patrimônio público. Não compactuo com a idéia que "pior não é a corrupção, pior é não investigar" (Lula) como princípio ético.

Nem precisa ser um estudioso, intelectual ou cientista político para saber o conceito mascarado na afirmativa - o governo pode ser corrupto desde que faça de conta que investiga.Uma inversão de valores que só engana a massa ingênua e de boa vontade, aquela cuja corrupção rouba os seus direitos básicos.

O erro fundamental nesse governo é confundir pobreza com "pobrismo".

Um abraço,

Anônimo disse...

Olá
Deixo aqui um comentário sobre a infância, pensando na que tive, na que meus filhos tiveram, que é o oposto da que nossa pobres crianças estão tendo. Uma pobreza que não é só material, mas uma pobreza de futuro, causada pela desesperança, pela desigualdade que não muda, pela corrupção avassaladora.
Mas eu continuo acreditando no futuro, porque acredito em mim, em nós, no meu e no nosso trabalho, acredito no Bem, acredito nas crianças.
Infelizmente não acredito no PT, não acredito no Lula, apesar de ter torcido muito para que ele fizesse um governo para e pelo povo. Ele é bom de discurso, mas nunca desceu do palanque, enquanto "intelectuais de confiança" governavam por ele. Dia desses, meu jovem sobrinho me disse uma coisa que me tem feito refletir: "Tenho motivos para não votar no Lula: ou ele é realmente ladrão e cínico ou é um idiota manipulável. De qualquer forma não pode governar um país tão rico e tão pobre."
Estou triste pela corrupção e pela violência, mas feliz por estar vivendo numa democracia.
Um beijo no coração

Related Posts with Thumbnails