A função do leitor/1
Quando Lucia Peláez era pequena, leu um romance escondida. Leu aos pedaços, noite após noite, ocultando o livro debaixo do travesseiro. Lucia tinha roubado o romance da biblioteca de cedro onde seu tio guardava os livros preferidos.
Muito caminhou Lucia, enquanto passavam-se os anos. Na busca de fantasmas caminhou pelos rochedos sobre o rio Antioquia, e na busca de gente caminhou pelas ruas das cidades violentas.
Muito caminhou Lucia, e ao longo de seu caminhar ia sempre acompanhada pelos ecos daquelas vozes distantes que ela tinha escutado, com seus olhos, na infância.
Lucia não tornou a ler aquele livro. Não o reconheceria mais. O livro cresceu tanto dentro dela que agora é outro, agora é dela.
Galeano, Eduardo. O Livro dos Abraços.
Porto Alegre: L&PM,2000
Eduardo Galeano nasceu em Montevidéu, Uruguai, em 1940. Jornalista e escritor, é autor de vários livros traduzidos em mais de vinte línguas. Nesse livro ele mostra que pequenos momentos se abraçam e mexem com nossa vida, nossa memória.
Não poderia escolher outro texto porque foram tantos os livros que cresceram dentro de mim...
6 comentários:
Cara FAtima,
Não conhecia, obrigado pela dica..
Bjs
Fátima, suas Histórias são, realmente, Essenciais!!!
Bjs
Fátima,
Estamos com uma nova exposição no Blog da Lata Mágica. Contamos com a sua visita.Um abraço.
William&Odilene
Fátima querida, tudo em paz? Lendo o seu post, eu lembrei deste pensamento, que adoro: "Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas." (Caio Graco) Verdadeiro, né? Um beijo procê, estava com saudades daqui...
Fátima,
Galeano! Acertou em cheio.
best regards, nice info »
Postar um comentário