Páginas

domingo, 11 de junho de 2006

Leitores e Leituras


A função do leitor/1

Quando Lucia Peláez era pequena, leu um romance escondida. Leu aos pedaços, noite após noite, ocultando o livro debaixo do travesseiro. Lucia tinha roubado o romance da biblioteca de cedro onde seu tio guardava os livros preferidos.
Muito caminhou Lucia, enquanto passavam-se os anos. Na busca de fantasmas caminhou pelos rochedos sobre o rio Antioquia, e na busca de gente caminhou pelas ruas das cidades violentas.
Muito caminhou Lucia, e ao longo de seu caminhar ia sempre acompanhada pelos ecos daquelas vozes distantes que ela tinha escutado, com seus olhos, na infância.
Lucia não tornou a ler aquele livro. Não o reconheceria mais. O livro cresceu tanto dentro dela que agora é outro, agora é dela.

Galeano, Eduardo. O Livro dos Abraços.
Porto Alegre: L&PM,2000

Eduardo Galeano nasceu em Montevidéu, Uruguai, em 1940. Jornalista e escritor, é autor de vários livros traduzidos em mais de vinte línguas. Nesse livro ele mostra que pequenos momentos se abraçam e mexem com nossa vida, nossa memória.
Não poderia escolher outro texto porque foram tantos os livros que cresceram dentro de mim...

6 comentários:

+ Kazzx + disse...

Cara FAtima,

Não conhecia, obrigado pela dica..

Bjs

Santa disse...

Fátima, suas Histórias são, realmente, Essenciais!!!

Bjs

Lata Mágica Recife disse...

Fátima,
Estamos com uma nova exposição no Blog da Lata Mágica. Contamos com a sua visita.Um abraço.
William&Odilene

Anônimo disse...

Fátima querida, tudo em paz? Lendo o seu post, eu lembrei deste pensamento, que adoro: "Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas." (Caio Graco) Verdadeiro, né? Um beijo procê, estava com saudades daqui...

Santa disse...

Fátima,

Galeano! Acertou em cheio.

Anônimo disse...

best regards, nice info »

Related Posts with Thumbnails