Páginas

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Férias

Rio São Francisco- Piaçabuçu- AL
Já estou de férias em Maceió e amanhã parto para o meu caminho pelas águas do Velho Chico.
Quantas saudades desta terrinha da minha mãe. Quem sabe se volto com muitas histórias para contar! Por enquanto, sei que preciso descansar, ler os livros que trouxe na bagagem, dar volta na praça, prosear na porta da rua, tomar banho no rio e de mar, logo ali na Praia do Peba, rever a foz...
O blog retorna em fevereiro.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

O Nascimento de Jesus

Sandro Botticelli
The Birth of Christ
1476-77
Fresco, 200 x 300 cm
Santa Maria Novella, Florence

Lucas 2
Nascimento de Jesus.1Naqueles dias, apareceu um edital de César Augusto ordenando que se fizesse o recenseamento de toda a terra.2 Este recenseamento, o primeiro, deu-se quando Quirino era governador da Síria, 3 E todos iam se registrar, cada um na sua cidade.4 Também José subiu da cidade de Nazaré, na Galiléia, para a cidade de Davi, que é chamada Belém, na Judéia - porque era da família e da linhagem de de Davi - 5 para se registrar com Maria, sua esposa, que estava grávida.
6 Ora, quando estavam lá, chegou o tempo em que ela devia dar à luz. 7 Ela teve seu filho primôgenito, enrolou-o em faixas e o colocou numa manjedoura, porque não tinham lugar na sala inferior.
O anúncio dos pastores. 8Nos arredores, havia uns pastores que pernoitavam nos campos, montando guarda a seu rebanho. 9 Um anjo do Senhor lhes apareceu e a glória do Senhor os envolveu de luz. Ficaram aterrorizados. 10 Mas o anjo falou: "Deixai desse medo! Eu vos anuncio uma boa nova, de grande alegria para todo o povo: 11 Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. 12 Isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido enrolado em faixas e deitado numa manjedoura". 13 De repente, ajuntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus aclamando:
14 "Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos por ele amados".
15 Logo que os anjos se retiraram para o céu, os pastores disseram entre si: " Vamos até Belém para ver este acontecimento, que o Senhor nos deu a conhecer!" 16 Eles foram, sem demora, para lá e encontraram Maria, José e o recém-nascido deitado na manjedoura. 17 Depois que o viram, contaram o que lhes tinha sido dito a respeito dele. 18 Todos os que ouviram ficaram maravilhados com o que os pastores contaram. 19 Por sua vez, Maria conservava com carinho todas estas recordações e as meditava em seu coração. Depois, os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, de acordo com o que lhes tinha sido anunciado.
Celebro o Natal contando a mais bela história de todos os tempos: O nascimento de Jesus.
Tenho fé no meu Salvador.
Feliz Natal!

domingo, 14 de dezembro de 2008

Elisa Lucinda em Sampa


Para os amigos que moram em São Paulo, um espetáculo imperdível:

Escola Lucinda de Poesia Viva e Livraria da Vila convidam

recital em comemoração aos 120 anos do nascimento de Fernando Pessoa

Fernando Transformando Pessoa

17 de dezembro - às 20h

Local: Livraria da Vila (auditório) - Rua Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena - São Paulo
Entrada Franca - Espaço sujeito à lotação
Informações: 11 3814-5911

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

História para o Natal



"Debaixo da marquise,
tia Maria, seu José e o menino
Não eram daquele mundo.
Eram de histórias contadas,
histórias de antigamente,
tipo era uma vez.
Histórias que os três reis magros
nunca souberam direito."

Os três reis magros, Paulinas.

E olha que eles eles levaram presentes! Aqueles essenciais não só para os excluídos, mas também para todos nestes tempos tão difíceis.


Gosto muito de contar Os três reis magros de Cláudia Figueira de Almeida com ilustrações de Denise Nascimento. Cantamos e dançamos a "Maracangalha", olhamos para o "chapéu de nada", abrimos os braços e caminhamos na direção da luz. Todos ficam comovidos. A autora escreveu este livro pensando nas crianças de rua que não têm Natal. "É uma história que, se eu pudesse, sairia por aí contando..."


Se ainda houver tempo, contem esta história para as crianças.

domingo, 7 de dezembro de 2008

Doses de Poesia




Altas doses de poesia para curar o corpo e lavar a alma.


Ontem saí renovada do lançamento do livro A Poesia do Encontro de Elisa Lucinda e Rubem Alves realizado no Espaço Tom Jobim no Jardim Botânico.


A festa foi impecável. Elisa Lucinda estava espetacular ao apresentar poemas e reflexões de seu encontro com Rubem Alves para fazer o livro que inclui o DVD Poesia à Vista. O Recital dos alunos e professores da Escola Lucinda de Poesia Viva foi uma mostra do que acontece na Casa Poema.



Rubem Alves, meu mestre, não estava lá, ainda não foi desta vez...





Durante alguns segundos, contei da minha emoção ao assistir na tela do computador os dois no Fórum das Letras em Ouro Preto. Disse: "Choramos os três: você, Rubem Alves e eu."

A resposta de Elisa Lucinda está aí ao lado.
Olhar atento e sensibilidade à flor da pele.








sábado, 6 de dezembro de 2008

Primavera dos Livros



Final de tarde de domingo passado!
Quase não fui à Primavera dos Livros. Ah, se não fosse minha amiga Celi Luz, poeta com livro no prelo prefaciado pela escritora Olga Savary! Finalmente, pude conhecê-la e conferir a sensibilidade e o humor presentes em sua poesia e contos.
Todo final de ano é assim. Fico tão preocupada com as decisões a tomar que adoeço. Tantos anos de experiência e não aprendo, costumo dizer que sinto a dor do outro, mesmo sabendo que não posso resolver seus problemas. Sou mesmo exagerada.
Não fiz a listinha e a vontade era sair comprando todos os livros que me esperam nas livrarias. O desconto era realmente tentador. Deu para alimentar minha paixão pela literatura infanto-juvenil e adquirir dez títulos. Os outros que me aguardem.
Retirei-me quando as luzes se apagavam, depois de assistir ao Festival de Poesia com a apresentação de Mano Melo, Ricardo Muniz de Ruiz e novos poetas. Sou tão distraída que só percebi as flores na saída. Voltei sem elas.
Related Posts with Thumbnails