Páginas

sábado, 19 de junho de 2010

Saramago para crianças!

A maior flor do mundo
José Saramago
 Il. João Caetano
Cia das Letrinhas




“E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?”
José Saramago


Ontem, durante o 12º Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil, recebemos de Beth Serra a notícia. Lembrei-me de A maior flor do mundo lida e guardada à espera da visita do autor ao Brasil. 
Um metatexto, isto é, Saramago em A maior flor do mundo  avança em níveis : a produção do texto, sua recepção pelo leitor e a história em si. Uma história dentro de uma história. Uma reflexão sobre o texto literário para crianças no próprio texto. Uma obra-prima.

" As histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples, porque as crianças, sendo pequenas, sabem poucas palavras e não gostam de usá-las complicadas. Quem me dera saber escrever essas histórias, mas nunca fui capaz de aprender, e tenho pena..."

A História de uma flor, por José Saramago, deve ser lida para mais informações sobre esse livro revelador escrito sob encomenda. 
Para quem ainda não sentiu o prazer e o encanto de ler o livro, quem sabe ao ver o vídeo se anime!






A Flor Máis Grande do Mundo (José Saramago)
Relato para niños (y adultos) escrito y narrado por José Saramago. Un corto colmado de símbolos y enigmas, destinado a una infancia que crece en un mundo quebrado por el individualismo, la desesperanza y la falta de ideales. Cortometraje de animación intervalométrica combinada con dos dimensiones.

Pode ainda assistir à reportagem sobre o curta dirigido por Juan Pablo Echeverry aqui e ...

"Quem sabe se um dia virei a ler outra vez a história, escrita por ti que me lês, mas muito mais bonita?..."

Decerto, Saramago!











3 comentários:

Eliana Ribeiro disse...

Oi querida.
Recebi a notícia no mesmo Seminário e lembrei-me do quanto Saramago contribui (assim, no tempo presente) para minha formação. Sua postagem está com a inteligência sensível que caracteriza o Blogstórias; fiz um link para o !Ponto.
Adorei encontrá-la no Seminário.

beijokk

esteblogminharua disse...

OI,Fátima. Lendo o post sobre a feira fiquei doido pra ter visitado, mas no proximo semestre teremos anossa famosa Feira Pan Amazônica,e certamente farei postagens.
Gostei dessapostaqgem sobre Saramago.Eu ainda estou tentando ler "O Evangelho..."
Paraônicamente, FRanz

Blogescolaonline disse...

Lindo este vídeo...boa oportunidade para falar de José Saramago aos meus alunos.

Related Posts with Thumbnails