Páginas

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O livro sagrado dos Mawé


Yaguarê Yamã
Sehaypóri: o livro sagrado do povo Saterê-Mawé

O Sehaypóri é o livro da sabedoria dos  Saterê Mawé. Seus mitos, lendas e fábulas estão gravados com grafismos no Puratig, remo sagrado e símbolo da identidade cultural do povo. É um escrito para entender o significado da vida humana e o de ser Mawé, assim como a Bíblia para os cristãos e o Torá para os judeus.

“Por meio do conhecimento (Sehaypóri) é que compreendemos a razão por que estamos no mundo e por que somos o que somos, pois não estamos aqui somente para viver, mas sim para saber viver.”
(Provérbio Mawé)


Yauaré Yamã é geógrafo e professor, mas viveu até os doze anos em uma aldeia no Amazonas, quando foi para a escola em Parintins aprender português. Ganhou uma bolsa numa universidade de São Paulo e desde 2002 voltou para sua terra, onde luta pela demarcação das terras, denuncia  os abusos contra seu povo e preocupa-se em manter a tradição. Para ele, “é possível conviver em paz com a natureza e ser percebido por 0lhares sem preconceito, por olhares sem vícios com o materialismo. Materialismo este que destrói e extermina. Materialismo dessa gente que pensa não ter vincula com a terra, pensa não ser filho dela. Mas a verdade é que todos somos filhos da Mãe-Terra. E todos nós precisamos da terra, assim como ela precisa de nós. A verdade é que ninguém é realmente dono da terra. Ela é que é nossa dona. E a verdade está aí...”  



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails