Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2009

FLIST


Não fui de bonde. Cheguei cedo e os espertos de plantão estavam de olho. Os meus também. Desisti. Atravessei o Largo da Carioca e peguei o ônibus. Paisagem linda. Santa Teresa respira cultura e arte.
Pernas preparadas rumo ao Castelinho 38 para saborear o café e ouvir Lygia Bojunga. Um deleite. Saímos emocionados com a leitura de A Troca. Eu, mais ainda, com Dos Vinte 1, uma seleção de Lygia de capítulos ou trechos de todos os vinte livros escritos, uma “procura, subjetiva, por preferências e satisfações com meu texto”.
Em seguida, parti para o Centro Cultural Laurinda Santos Lobo para assistir à palestra de Chico Alencar, Isabel Lustosa e Patrícia Corsino sobre Leitura e Cidadania. Falaram de como se tornaram leitores e da importância do livro para formar cidadãos. Chico é essencialmente professor. Levou trechos de escritores como Rubem Alves e terminou com uma bela canção de Milton Nascimento. Saí correndo, com três livros vendidos a um real (o que sobra para o autor!), para a Livraria Largo das Letras. Queria participar da Oficina com os ilustradores Graça Lima, Mariana Massarani e Roger Mello. Ivan Zigg também estava lá e participou do alegre bate-papo com a criançada presente. Não consegui comprar novamente Vizinho, Vizinha. Saí derrotada. Fica para o Salão do Livro.
Hora do recreio! Fila no Bar do Mineiro. Uma delícia a feijoada regada à ...Deixa pra lá!
Voltei sonolenta à livraria para conversar com a professora, contadora de histórias e escritora Sonia Rosa. Já fiz muita oficina com o que aprendi com esta pessoa maravilhosa. Toda vez que conto A Princesa e a Ervilha de Andersen, levo a ervilha para as crianças colocarem debaixo do colchão! Fiquei com O tesouro de Monifa que ela trouxe na bolsa! É meu!
Cafezinho e sobe ladeira! Sala cheia, fiquei do lado de fora esticando as orelhas para ouvir as muitas histórias contadas por Ferreira Gullar e algumas contadas por Ondjaki. Ficaria um dia inteiro e mais outro. O poeta é incrível. Voltei sem o Poema Sujo de Gullar e trouxe Os da minha rua de Ondjaki.
Não vi tudo o que queria. Encontrei uma casa com porão para comprar. Nem anotei o número do celular. Só tinha a fachada, atrás, só mato! Nem tudo é perfeito.

6 comentários:

Mariana Massarani disse...

:)

Tino Freitas disse...

Bem, Fátima... como diria Jack, vamos por partes. 1) Ouvir Lygia é quase tão bom quanto ler seus livros. A Troca é realmente emocionante. Poderia ouví-la mais umas 200 vezes que arrepiaria os cabelos das sobrancelhas. 2) Vamos resolver esse "problema" de vc não ter o Vizinho, Vizinha em breve. Assumo a barricada (hehehe) e seguimos em busca de Mariana, Graça e Roger. 3)Já tomamos umas... com feijoada aí no bar do Mineiro e foi bão demais, sô!!! Quando vc for de novo, convidaÊ!!! 4)Adorei o negócio de levar a ervilha para as crianças. Super!!! 5) Por aqui, ADORAMOS o Ondjaki. Tem uma resenha de Os Da Minha Rua lá no Blog. ADORO, ADORO, ADORO a piscina cheia de coca-cola. 6) Obrigado pelas descrições. Ajudou a dar um gostinho da delícia que foi estar ao vivo.
Beijundas e abraços musicais. Nos vemos no Rio!!! Êba, tá chegando.

Mario Aller disse...

A vida por aí vese moi axitada... :)

Gato de Sofá disse...

Oi Fátima,
Adorei seu comentário. Vou reproduzí-lo no blog da Flist, ok?
Bjs
Luciana Conti
PS: Depois dá uma olhada no meu Gato de Sofá (http://gatodesofa.blospot.com) em que falo de literatura infantil.

Sérgio Lima disse...

Opa Fátima!

Belíssima cobertura do evento. Pra quem não foi por algum motivo, dá pra ter um ótima ideia do que perdeu e, seguindo os apontadores, saber mais sobre as pessoas.

Fiquei com água na boca :-)

abs

ligia pin disse...

"Os da minha rua" é tudo de bom!
Eu me dei de presente de Natal...kkk.
Beijos

Related Posts with Thumbnails