Páginas

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Fórum das Letras 2008



"Está confirmada a edição 2008 do Fórum das Letras de Ouro Preto. O evento vai acontecer entre os dias 5 e 9 de novembro e vai reunir alguns dos maiores expoentes da literatura contemporânea mundial. Como sempre acontece, um tema central vai guiar as ações previstas. Este ano, o foco será “O Mistério na Literatura”.

Estarão presentes os brasileiros Luiz Ruffato, Moacyr Scliar e Tatiana Salem Levy. Esta última estreou há pouco tempo no cenário literário, com o elogiado A Chave da Casa. O romance arrancou grandes elogios da crítica e ficou entre os 10 finalistas do Prêmio Jabuti deste ano.

E não é só de brasileiros que será feita a programação do encontro literário mineiro. Também passarão por Ouro Preto o português Francisco José Viegas, um dos mestres na literatura noir, o alemão Martin Brock e os americanos Peter Robinson e William Gordon, este casado com a grande escritora chilena Isabel Allende.



O Fórum das Letrinhas, evento literário voltado para o público infanto-juvenil, contará com a participação de aproximadamente 3 mil crianças e está marcado para acontecer entre os dias 5 e 7 de novembro. Durante três dias, diversas ações de incentivo à literatura vão envolver o público infanto-juvenil em um mundo lúdico, permeado pela presença de autores, apresentações teatrais e contações de histórias (trocas literárias).
Confirmaram participação no encontro os escritores Rubem Alves, Léo Cunha, Mário Vale e Thalita Rebouças. Estão previstos debates entre os autores e alunos da rede pública e privada de ensino, com profunda imersão na obra de cada um dos participantes. Para isso, antes do início das palestras, previstas para acontecerem no Teatro Municipal de Ouro Preto, serão realizadas esquetes teatrais baseadas em temas recorrentes nos livros dos autores convidados. O trabalho será promovido por alunos de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, instituição promotora do evento, com o objetivo de integrar a literatura ao teatro e despertar a curiosidade dos pequenos leitores para o mágico universo das letras. Esta será apenas uma das iniciativas que diferenciam esta edição do Fórum das Letrinhas das anteriores. Em 2008, o foco central será a inserção da comunidade na literatura, meta reforçada por programas como a Biblioteca da Família, que promete expandir o sucesso alcançado no ano passado; a Troca Literária, que vai promover um intercâmbio de alunos que serão os contadores de histórias para escolas vizinhas; o Doutores da Leitura, adaptação do já conhecido projeto Doutores da Alegria; o Varal da Leitura, que vai levar literatura às feiras de Ouro Preto; e a Oficina de Poesia voltada para crianças."

Para mais informações sobre o evento, acesse o site http://www.forumdasletras.ufop.br/
E para lembrar como foi a 3ª edição, clique aqui.
Saudades de Ouro Preto e de tudo que vivi ao participar deste evento, mas sabem como é salário de professor!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails