Páginas

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Grilos do Chico

Biografia roubada sem culpa.
Pecado autorizado por uma boa causa.
Descobri Chico(Assis Mello) no blog Diversos Afins e encantei-me com seus versos inteligentes, precisos, sensíveis, naturais. Foi o primeiro passo para me envolver nas Coisas do Chico , digo, no seu blog! Embora não conheça suas leituras, fica claro que possui cultura refinada e que compartilha do prazer estético que só a literatura proporciona.
Se fosse ilustradora, faria o Chico caminhando pelo campo sendo atacado pelos seus grilos, sem cara de santo, é claro, pois a sensualidade de seus versos não permitiria. Brincadeiras a parte, poderia usar meia dúzia de palavras conhecidas em análises literárias para resenhar a poesia de Assis Mello. Deixo para os entendidos. Apenas sinto que seu lirismo apurado é telúrico, tem o gosto da terra, a sonoridade dos bichos, as cores das plantas, o cheiro de gente, o movimento das águas. Diria que, mesmo sendo cientista e abominando Descartes, Chico “pensa, logo é poeta”.


(Assis de Mello é zoólogo e docente na UNESP. Escreve um pouco, pinta um pouco e fotografa um pouco. Apesar de ser cientista, passa 50% de seu tempo abominando Descartes e tudo aquilo que é excessivamente racional, pois está convicto de que certa irracionalidade deve trazer felicidade. Como zoólogo, especializou-se no estudo de grilos e insetos afins; ele suspeita que, se não for o maior especialista em grilos, deve ao menos ser o mais completo, uma vez que possui tanto grilos nas gavetas de seu laboratório quanto em sua cachola perturbada, porém lírica).

3 comentários:

Assis de Mello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Assis de Mello disse...

Um grilo estridulou diferentemente aqui em meu bairro gora há pouco; disse-me, eufórico, para correr até aqui. Foi assim que descobri por que minha orelha direita ardia nesta noite de setembro. rsss.
Não se preocupe, Fátima, os grilos que levaram a orelha de Van Gogh à ruína não estridulam por cá.
Obrigado,
Chico (Assis de Mello)

Fabrício Brandão disse...

Olá, Fátima!

Está tudo certo, então. Fiquei até sem entender, no começo, se você queria poema ou biografia. Peço-lhe desculpas pela demora no contato. Os dias por aqui rugem mais do que o habitual. Obrigado pela visita e por ter gostado dos apelos sensíveis do poeta Assis de Mello.

Beijos!

Related Posts with Thumbnails