Páginas

sábado, 10 de maio de 2008

Expedição Pedagógica



Estas são algumas imagens da Expedição Pedagógica - Etapa Machado de Assis - realizada pela 4ª Coordenadoria de Educação da SME/RJ.
Destaque para a palestra impecável de Sílvia Eleutério e Márcia Kaskus, autoras do livro O Baú do Seu Machado com ilustrações de Victor Tavares - Editora ZEUS.
Sílvia Eleutério adapta textos e dirige o Ciclo de Leituras - Dramarturgia de Sempre - na Academia Brasileira de Letras. Em 2003, dirigiu a peça infantil para bonecos O Baú do Seu Machado na ABL. Márcia Kaskus escreveu, produziu e atuou na mesma peça. É produtora teatral e cinematográfica, e trabalha no Ciclo de Leituras Dramatizadas.

Veja notícia publicada no jornal O GLOBO:

Em cartaz a partir de hoje, no Rio, Machado de Assis

ABL promove até novembro leituras de peças do escritor

Alessandra Duarte

A casa do escritor Machado de Assis quer que o público conheça o dramaturgo Machado de Assis. A partir de hoje, e até novembro, a Academia Brasileira de Letras (ABL) promove um ciclo de leituras dramatizadas com peças escritas pelo Bruxo do Cosme Velho, mais conhecido por sua literatura do que por sua dramaturgia, dentro do projeto Teatro na ABL. Uma homenagem ao centenário de morte do autor, este ano, o ciclo, chamado "A dramaturgia de Machado de Assis", terá leituras com entrada gratuita por duas quartas-feiras de cada mês, sempre às 15h, no Teatro Raimundo Magalhães Jr., espaço na ABL com 288 lugares.
São oito peças de Machado de Assis, num ciclo que começa com "Hoje avental; amanhã luva" (comédia que critica os preconceitos sociais), hoje e no próximo dia 30. No elenco, Camllo Bevilacqua, Priscila Assum e FeIipe Martins.
- É a primeira peça de Machado (de 1861) - diz a responsável pelo projeto do ciclo de leituras, Sílvia Eleutério.
Em maio, vem a leitura de "O caminho da porta", seguida por "Desencantos", em junho; "O protocolo", em julho; "Quase ministro", em agosto; "As forças caudinas", em setembro, mês da morte de Machado de Assis; "Não consultes médico", em outubro; e "Lição de botânica", em novembro.
As leituras são um projeto que a ABL realiza desde 2004, diz Sílvia Eleutério:
- Escolhemos escritores brasileiros sobretudo do século XIX, que poucas vezes aparecem nos palcos. Geralmente se montam autores brasileiros do século XX, e os outros nacionais ficam esquecidos. Os próprios atores se surpreendem ao saberem que José de Alencar, por exemplo, também foi um grande dramaturgo.

O Globo (RJ) 16/4/2008


Após a apresentação do programa
Nós da Escola, "O Bruxo do Cosme Velho", assistimos aos esquetes escritos, produzidos e encenados por professores da Sala de Leitura Pólo E.M. Leonel Azevedo e Satélites. Machado de Assis estava lá sentado observando suas personagens de romances e contos, entre os quais: Filosofia de um par de botas, A Cartomante, Dom Casmurro, O Alienista.
Antes do encerramento, a palestra "Machado de Assis: Ciclando a Literatura" de professora da E.M. João de Deus.

A expedição durou o dia inteiro. Saímos com muitas idéias para "festejar" o Centenário da Morte do nosso melhor escritor!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails