Páginas

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Arteterapia

CONVITE

A WAK EDITORA E LIVRARIA LEONARDO DA VINCI

CONVIDAM

PARA O LANÇAMENTO DO LIVRO

CONTOS DE FADA

DE ADRIANA MEDEIROS E SONIA BRANCO

Contos de Fada: Vivências e Técnicas em Arteterapia

DIA 19 DE MAIO - SEGUNDA-FEIRA
A PARTIR DAS 17 HORAS
NA LIVRARIA LEONARDO DA VINCI
AVENIDA RIO BRANCO 185 - SUBSOLO - CENTRO - RIO DE JANEIRO
"Este trabalho apresenta atividades em Arteterapia associadas aos tradicionais Contos de Fada, a serem aplicadas em ambiente educacional como proposta para educadores e arteterapeutas ou outros grupos de profissionais da educação e saúde infantis.Junto aos Contos e às técnicas apresentadas, um pouco da história de cada técnica de arte e seu desenvolvimento pelos rumos da humanidade, bem como sua importância no amadurecimento das civilizações que as criaram e utilizaram e sua utilização terapêutica em ateliê de Arteterapia.Os Contos clássicos selecionados foram mais próximos possíveis do original – extremamente aterrorizantes e cruéis –, porém foi utilizada uma versão menos assustadora e procurou-se manter a integridade dos símbolos míticos e dos arquétipos neles encontrados. Desta forma, o presente trabalho é indicado não só para profissionais de Arteterapia mas também para aqueles profissionais, educadores, que busquem auxílio para recuperar o desgastado processo de criatividade que assola nossas salas de aula."
Adriana Medeiros é Arte-Educadora desde 1996, especialista em Arteterapia em Educação e Saúde e em Psicopedagogia pela UCAM, Professora de História da Arte pelo Estado do Rio de Janeiro e Docente da disciplina de História da Arte no CIETH. Vem desenvolvendo nos últimos anos projetos de Arte-Educação nas escolas regulares do Estado e da rede particular de Ensino Fundamental e Ensino Médio, bem como projetos de arte-expressão com as comunidades ao redor dos núcleos estaduais do EJA por meio do CES. Desenvolve oficinas e vivências em Arteterapia. Atualmente, desenvolve trabalho de pesquisa em Psicopedagogia, utilizando a arte como instrumento facilitador do processo de aprendizado.

Sonia Branco é Fonoaudióloga desde 1982, especialista em Arteterapia em Educação e Saúde pela UCAM, Arteterapeuta pelo grupo de formação da Ms Maria Cristina Urrutigaray, contadora de histórias, escritora de histórias infantis e artista plástica. Desenvolveu durante 25 anos projetos na área de Educação Especial, especialmente envolvendo o processo de expressão pelo fazer artístico. Vem aplicando e pesquisando as técnicas de Arteterapia aplicadas aos distúrbios da comunicação e ao seu desenvolvimento e estabelecendo padrões alternativos de comunicação expressiva para portadores de necessidades educacionais especiais e autistas. Foi Fonoaudióloga do movimento apaeano em diversas cidades. Desenvolve oficinas e vivências com contos de fada.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails