Páginas

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Alumbramento

Nunca imaginei que aquele autor cujas histórias eu contava e recontava poderia responder ao meu e-mail e, ainda mais, me enviar um de seus inúmeros livros. Quanta gentileza e humildade, atitudes raras nos dias de hoje.


Os contos, adivinhas, quadrinhas eram recontados e ilustrados com graça e sensibilidade pelo mestre Ricardo Azevedo em seus livros Meu Livro de Folclore e Armazém do Folclore, ambos pela Ática.

Contos de tradição oral sempre me atraíram. As compras na Bienal e Salão do Livro eram esperadas com ansiedade. Mostrava, orgulhosa, os títulos adquiridos e ouvia: “Mais folclore, menina?” Os livros já não cabiam na caixa “Histórias de Trancoso”. Fazer o quê se está no sangue a vontade de ouvir, ler e contar histórias? Coisas do meu avô João, um mulato sergipano, nascido antes da libertação oficial, fazendeiro, salineiro, canoeiro, festeiro e contador de histórias. Deslumbrada, pedia sempre para mamãe repetir um conto de enganar a morte que está no livro do Ricardo com o mesmo título; claro que muito mais bem contado por quem respira poesia ao recontar antigas histórias.



Pois é, venci a timidez e escrevi contando sobre os meus subprojetos, fios da grande Teia de Histórias pela conquista de leitores e contadores: um de resgate da tão desvalorizada literatura oral e outro que procura aproximar o leitor de escritores e ilustradores através da leitura das obras e biografia. Falei também dos ouvidos atentos, dos olhares embevecidos, das palmas e do “conta mais uma!” Só não pude ainda mostrar as xilogravuras improvisadas com material de sucata.


Deleitem-se com Contos de bichos do mato. O livro tem 24 narrativas contadas e recontadas pelo povo “acostumado a lutar contra todas as adversidades usando ardis, malandragens e espertezas para sobreviver. Para entendê-las, é necessário lembrar que não é possível exigir que a moral de uma sociedade justa e equilibrada seja a mesma de uma sociedade desigual onde cada um luta por si para vencer a fome, a tirania, a crueldade”.



Seria interessante que lessem também No meio de uma noite escura tem um pé de maravilha!: contos folclóricos de amor e aventura, Ed Ática, e ainda Contos de espanto e alumbramento, Ed. Scipione, todos com ilustrações do autor. Alguns livros pertencem ao acervo do PNBE. Procurem Bazar do Folclore da coleção Literatura em minha casa.



Conheçam o saboroso site do Ricardo Azevedo. É para ser apreciado sem pressa. Degustem entrevistas e matérias publicadas, trechos de livros, sinopses, artigos, ilustrações e muito mais. Sinta o cheiro de maçã! Imagine. Crie. Conte muitas histórias. Alumbre-se!

Recomendo especialmente a leitura dos seguintes artigos:

Ah, não poderia deixar de lembrar que a sabedoria do povo está presente também nas quadrinhas poéticas. Fiquem com esta:

Não é por andar com livros

que a gente vira doutor

as traças vivem com eles

não sabem lê não senhor.


Estou alumbrada! E você?

Um cheiro,

Fátima.


5 comentários:

Marli Fiorentin disse...

Fátima querida!

Que maravilha a gente poder estar assim perto de nossos queridos escritores. Eu amo o Celso Sisto e falei de você pra ele. Ele vai te visitar n oblog. E ainda por cima é carioca como vc mas a gente ganhou ele aqui no RS. Olha lá no meu blog. BJ

celso sisto disse...

Oi, F�tima!
Adorei o seu blog, me recomendado pela Marli. Temos muitas coisas em comum, sou contador de hist�rias do grupo Morandubet� da� do Rio, e tamb�m adoro a obra do Ricardo Azevedo. Tamb�m tenho alguns livros publicados... hoje s�o 34. Um deles � um livro da editora Positivo, que se chama "Textos e pretextos sobre a arte de contar hist�rias", d� uma olhada quando puder.
E parab�ns por seu trabalho!
Forte abra�o do
Celso Sisto

Romont Willy disse...

Muito bom seu espaço!! irei visitar outras vezes!

H disse...

Olá, Fátima!

O Ricardo Azevedo é um querido mesmo. Eu faço uma contação de histórias do texto dele Façanhas do Zé Burraldo, do livro Histórias de bôbos, bocós e paspalhões (Editora projeto). E o Celso, que agora é mais gaúcho do que a gente a quem encontro em feiras e eventos de literatura... também é um querido.

Beijos e felicitações por este cantinho tão acolhedor.

Hermes Bernardi Jr.

Andrea Toledo disse...

Que prazer imenso é passar por aqui!!!!!!Sempre com sugestões bacanas! Obrigada pela visita ao Escrevndo com o Escritor e não deixe de nos visitar. Em breve teremos novas histórias. Bj
Andrea

Related Posts with Thumbnails