Páginas

domingo, 2 de dezembro de 2007

O Quotidiano na Literatura


Fórum das Letras


Luís Fernando Veríssimo é jornalista e autor de O Melhor das Comédias da Vida Privada e As Mentiras que os Homens Contam, entre outros.

Mariana Veríssimo é escritora e roteirista de cinema, televisão e teatro. Atualmente é roteirista do quadro Retrato Falado, da TV Globo e escreveu com Adriana Falcão P.S.: Beijei pela editora Salamandra.

Marina Colasanti é escritora de mais de 30 obras publicadas em gêneros diversos. É autora de Rota de Colisão (poesia), Eu Sei, mas não Devia (crônicas), Ana Z Aonde Vai Você? (infanto-juvenil).

Luís Fernando Veríssimo recebeu influências do pai, Érico Veríssimo, de Rubem Braga, Paulo Mendes Campos e Antônio Maria. Disse que só sabe escrever em 1ª pessoa, vício de cronista, e que não há quase identidade entre o personagem e o autor. Em suas crônicas, transforma o quotidiano com a organização literária que a vida não tem. Sua filha, Mariana Veríssimo, também fala que apenas dá umas pinceladas nas histórias enviadas para Retrato Falado, isto é, transforma a vida em arte. Marina Colasanti comenta que , muito além do humor, em Comédia da Vida Privada, Veríssimo traça um perfil comportamental e sociológico. Ao ser indagado pela platéia sobre tecnologia e livro, ele pensa que o veículo não tem importância. O texto pode estar no livro ou na tela do computador, porém quando este estiver substuindo o autor, podemos começar a nos preocupar.

Um comentário:

Andrea Toledo disse...

Oi, minha amiga! Estou lhe passando uma corrente muito bacana, que tenho certeza não a deixará brava. Aproveite e dê uma olhada no meu blog para ver meu livro indicado. Para aderir à corrente basta seguir os seguintes passos:

1. Pegar um livro próximo (PRÓXIMO, não procure);
2. Abrir na página 161;
3. Procurar a quinta frase completa;
4. Postar essa frase em seu blog;
5. Não escolher a melhor frase nem o melhor livro;
6. Repassar para outros cinco blogs.

Related Posts with Thumbnails