Páginas

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

O Papel do Artista e do Escritor na Atualidade


Fórum das Letras:
Literatura, Arte e Responsabilidade social

A atriz Christiane Torloni é articuladora do movimento Amazônia para Sempre e pensa que ser artista não é escolha, é um contrato sempre renovado. Se não fosse artista não teria sobrevivido. Sua arte não é melhor do que a de ninguém. Precisa ser várias. É artista de várias causas.

Ignácio Coqueiro, diretor de TV, 30 anos de Globo e atualmente na Record, é marido da atriz. Acha que é preciso ser artista para continuar sobrevivendo.

O escritor Affonso Romano de Sant’Anna começou provocando a platéia: “Quem acha que é artista aqui? Como bom professor não perdeu a ocasião e começou a sua explicação. A partir do século XX, o papel do artista mudou, ampliou-se o conceito, passou a ser o de antiartista. Cita Marcel Duchamp. Todos são artistas? Ele discorda. Artista é especial e lembra Mozart. E conclui: é preciso ser competente para reiniciar o jogo e reconquistar espaço na história.

Inês Pedrosa, escritora portuguesa, autora de Nas Tuas mãos e Fazes-me Falta, deixa claro que há também os pseudo-intelectuais.

Bia Corrêa do Lago é psicanalista, sócia da Capivara Editora e apresentadora do programa Umas Palavras transmitido pelo canal Futura. Foi a mediadora. Não foi preciso. A atriz e o escritor discordavam. O debate esquentou e o leque foi muito usado! Fico com Chistiane. É unânime o alto grau de capacidade criadora e mental de Mozart. Vejo diferenças entre gênios, intelectuais e artistas. Sinto-me artista! Diariamente representamos vários papéis. Quando somos nós mesmos? Quem somos? O que os outros pensam a nosso respeito?

Levante-se agora, olhe-se no espelho e "vista-se" de herói, fada, mocinho, bandido, político, homem, mulher, criança ou qualquer figura que deseje, nem que seja por alguns segundos. Se não conseguiu, experimente fechar os olhos. Caso queira, conte o que você imaginou.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails