Páginas

domingo, 2 de setembro de 2007

Simpósio Internacional de Contadores de Histórias I




"...un libro es como una partitura, una serie de signos sobre un fondo blanco, y somos nosotros los que ponemos la música."


William Ospina




A partir de hoje, as imagens publicadas não me pertencem, mas a magia e a emoção do momento... Ah, isso ninguém me tira! Tantos impedimentos! Eu estava lá e compartilho, a partir de hoje, textos, livros, comentários, impressões e anotações pessoais.

O escritor, jornalista, poeta, ensaísta, tradutor e pensador colombiano William Ospina abriu a conferência com A Cidade dos Livros. Ele já publicou diversos livros e teve sua novela, Úrsua, indicada como o livro mais importante do ano pelo mestre Gabriel Garcia Márquez.


Participaram da mesa de debates: Marcio Vassallo, Pedro Mario Lopez Delgado e Regina Machado. A mediadora foi Bianca Ramoneda.




A Cidade dos Livros

"Desde a conquista da escrita, poucas coisas modificaram tanto quanto nossa maneira viver, como a popularização dos livros. Na sociedade de consumo a indústria colocou nas mãos de todo o cidadão da classe média, confortos comparáveis somente a que tiveram os imperadores na antiguidade. E é verdade que os automóveis, a refrigeração para os alimentos, os meios de comunicação, a avalanche de informação, os sistemas da provisão de bens ao consumidor, o projeto industrial e o conforto são vantagens notáveis para aqueles que podem ter acesso a elas. Mas poucas coisas foram tão radicalmente inovadoras como ter-se evoluído das bibliotecas medievais restritas, nas quais tinha-se que reter o conhecimento na memória (o livro não podia ser tirado de lá), a menos que fosse o bispo ou o abade, à biblioteca pessoal ou à biblioteca pública próxima e acessível."

William Ospina
Para ler tudo acesse o Blog do Galeno aqui.






5 comentários:

Santa disse...

Fátima querida,
Estou digitando mal ainda devido a cirurgia, mas hoje amanheci animada... Menos dor dor pela primeira vez. Saudades! Quero agradecer as visitas carinhosas que recebo lá no blog. Bjs

AnaCristina disse...

Tenho sauddes do meu avô que era um grande contador de estórias. Obrigada pelas memórias. beijinho

Mariana Massarani disse...

Oi!!!
Puxa que honra!
Adoro a Pindorama da palavra Cantada. Pode ser qualquer música deles.
Mas se você achar alguma outra legal bota!
Obrigadão!!!!!
Um beijo enorme
Mariana

P7 disse...

Oi, Fátima,
sim, sou eu mesmo ao lado dos Roedores de Livros, no encontro que aconteceu em SP.
Abraços mil ;-)

Anônimo disse...

Foi um momento mágico, sem dúvida.
A cada um de nós_ participantes desses breves momentos de encantamento, pensamento e cidadania _é dada a oportunidade de compartilhá-los e, assim, mantê-los em nosso dia a dia. É isto que você faz, brilhantemente, com o blog.
Um grande abraço
Eliana

Related Posts with Thumbnails