Páginas

domingo, 17 de junho de 2007

Amazônia




Amazonas: Águas,Pássaros, Seres e Milagres

“Aqui lhe dou ,
meu bom leitor,
A lição que aprendi do rio.
Eu que mergulhei em suas águas
Pela primeira vez
Com poucos dias de nascido.
Eu que com essas águas convivo
Amorosamente de tal maneira,
Que elas viajam dentro de mim
Quando a vida me leva para dentro delas.”


Thiago de Mello

Ler tal livro ,publicado pela Salamandra para crianças e jovens, com bordados de Antônia Diniz, Ângela, Marilu, Martha e Sávia Dumont sobre desenhos de Demóstenes, foi compartilhar da vida do pedaço mais verde do planeta, desconhecida pela maioria dos brasileiros.
Lembrei-me, com emoção, da primeira vez que vi outro rio brasileiro, o São Francisco, conhecido intimamente pelas histórias que minha mãe contava embaladas na canoa do meu avô João, em suas viagens rio abaixo e rio acima.
Trago recordações da travessia de balsa, do primeiro banho medroso de menina da cidade, das lavadeiras, das ilhas, da foz, das festas, histórias, cheiros, sabores e sons daquela terra.
Fico com a esperança de Thiago de Mello, pois “ainda é tempo de salvar o tanto que resta da floresta. Os verdes resistirão”.

Créditos das Imagens

Jornal de Poesia ; Museu do Marajó; Rios Vivos; Flor da vitória-régia; Guaraná; Copaíba; Peixe-boi; Uirapuru ; Consciência .Net; Tucano; Sumaumeira; Garças;

Boto: Fotografia de Michael Goulding

3 comentários:

Fátima Franco disse...

Oi, Fátima:
Tá muito bom seu trabalho sobre meio ambiente. As fotos da Amazônia estão lindas.
Agora, quanto a seu comentário no meu blog,dê uma olhada no livro da Regina Dell'Isolla ou da Ângela Kleiman, porque os conhecimentos prévios,é que acionam as opiniões e, por isto, fazem parte do processamento de inferências,ok?
Abraços

José Leite disse...

Maravilhoso!

A amazónia precisa de todos nós para se salvar!

O planeta já está sendo um caixo te de lixo demasiado grande, o ecossistema precisa de ser preservado por todos nós, sob pena de cairmos numa gigantesca onde de poluição e de miserabilismo ambiental.

Nanda disse...

Salvar a natureza é salvar a si mesmo, é preserva a história e a vida.

Belas imagens e parabéns pelo blog.

Related Posts with Thumbnails