Páginas

terça-feira, 5 de junho de 2007

Gênese


O primeiro capítulo do livro do Gênese trata da origem do mundo. "No princípio Deus criou o céu e a terra ", a luz, o firmamento, os mares, as árvores, o sol e a lua, os animais, e "viu que assim era bom".Por fim fez o homem, pó da terra, à sua imagem e semelhança, para que dominasse os animais e se alimentasse dos frutos, isto é,"tomou o homem e colocou-o no jardim paradisíaco do Éden de delícias para o cultivar e o guardar ."
Bíblia-Edições Loyola



Só que o ser humano já destruiu mais da metade da obra da criação.Não percebe que chegou depois e não é sábio o suficiente para deter o seu fim.
As obras do Projeto Gênesis, do fotógrafo Sebastião Salgado, mostram a beleza primitiva que ainda resta dos ecossistemas pelo planeta, espalhada por espaços que vão da África ao arquipélago de Galápagos, no Equador.
A intenção desse projeto é alertar as sociedades sobre os conceitos de biodiversidade e sociodiversidade, propondo uma conscientização sobre conservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Seu objetivo não é apresentar simplesmente um mundo exótico. Ao contrário, deseja despertar a consciência sobre a necessidade de proteger e preservar todos os seres vivos e o mundo em que eles habitam.



"Do ponto de vista planetário, não há diferenças entre o ser humano e os animais.Eles têm a mesma dignidade e exigem o mesmo respeito que nós. "

"O desaparecimento da espécie humana não é nem será grave na história do planeta. A vida, como o planeta, continuará se reciclando naturalmente. O inteligente seria podermos conviver mais tempo com essa possibilidade."


"Ainda há esperança. Ela se chama informação e educação ambiental."
Fonte: JB Ecológico
Fotos:Guardian Unlimited

7 comentários:

Gládis Leal dos Santos disse...

Oi Fátima,

Adorei o post; fotos e texto: lindos!!!! Apesar de ter iniciado um novo tema lá no Palavra Aberta, o assunto meio ambiente ainda continua sendo trabalhado e novos textos chegarão para publicação.Estou torcendo para que os computadores comecem a funcionar em breve por aí.
Um grande abraço

Gládis

Mariana Massarani disse...

bacana!
pode usar as imagens dos livro a vontade!
Um beijnao!

Sônia disse...

Fátima, querida

Ando mesmo meio relapsa...ou é o excesso de trabalho. Mas preciso mesmo rever minha postura como blogueira convicta: visitar mais os colegas, deixar comentários, interagir mais... afinal, esse é o espírito da coisa.

Bem, mas vamos lá: para tentar ir a Madri, você precisa inscrever um projeto seu lá no EducaRede (www.educarede.org.br)... na home já há um banner que a levará às informações detalhadas e ao local da inscrição.

Estou torcendo pela(o)s amiga(o)s blogueira(o)s!!!

Sorte a todos!!!

Um abraço grande e desculpas pelas ausências!

Sônia

Marli Fiorentin disse...

Querida Fátima!

Esse tema sempre é importante de se tratar. Precisamos conscientizar com urgência. Passa no meu blog Ficção Versus Realidade que tem nova postagem . Vou desenvolver com meus alunos o prazer da leitura. Estamos no clima da feira do livro. Pena que nosso laboratório está muito ruim, com as máquinas travando e por isso tenho dificuldades de realizar o trabalho como gostaria. Mas se vc tiver alunos que queiram participar, seria muito legal.Beijos

Mariana Massarani disse...

Oi Fátima! Tudo bem?
Já comprei livros do Liniers na Livraria Cultura de São Paulo, via internet. Foram os Macanudos, tem o #1, #2, #3 e #4. http://www.livrariacultura.com.br
Acabei de ver que tem o "Bonjour" também.
O cara tem um blog de tiras bem legal.
http://autoliniers.blogspot.com

Um beijão
Mariana

Andrea Toledo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andrea Toledo disse...

Ei, Fátima!!! Obrigada por sua visita a meus blogs e pelos comentários sempre incentivadores.
Pena ter pedido para apagar um deles. Vou fazê-lo com pesar pois, acredito que as reflexões e desabafo dos amigos são muito importatnes para nós blogueiros.

Sempre que passo por aqui me encanto ainda mais com seus posts. Parabéns mais uma vez pelo trabalho.

Em tempo, o Evoca não é pago. Tem realmente alguma coisa falando de pagamento, mas eu postei os áudios das crianças lá e não paguei nada rsrsrsrrs.
Pelo menos por enquanto rsrsrsr
Beijo grande
Andrea Toledo

Related Posts with Thumbnails