Páginas

domingo, 22 de abril de 2007

Língua Portuguesa II

Maquete do Museu da Língua Portuguesa

Pode-se afirmar que a partir do século IX já existia a Língua Portuguesa, embora apenas como instrumento de comunicação falada. Com a Reconquista, em meados do século XII, Portugal já ocupa uma faixa do Minho ao Tejo, depois da tomada de Lisboa aos árabes. Do século XIII ao XVI, surge a primeira fase do Português escrito (Português Arcaico), em que se contam os documentos, as prosas das novelas de cavalaria, as crônicas de Fernão Lopes, a poesia trovadoresca e o teatro de Gil Vicente. O Português Moderno, do século XVI aos nossos dias, vem de Camões, marco da língua moderna, até Herculano, Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz, José de Alencar, Machado de Assis, Guimarães Rosa, entre outros.
Esse idioma, falado por cerca de 250 milhões de pessoas no mundo, não é, na verdade “a última flor do Lácio”. O romeno foi classificado como latino no século XX. Na época de Bilac não se sabia disso.
Se hoje, preferimos xingar a insultar, comer mingau e não papa, dizer que aquela jovem vizinha é uma bela moça e não uma rapariga, entre muitas outras particularidades, entendemos que são formas de expressão que caracterizam uma nova modalidade ou estilo diferente da mesma língua.
Se Manuel Bandeira estava “farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo”, verificamos que ele, através da “palavra-língua”, nos contemplou com as idéias de seu tempo e suas emoções, e constatamos que construímos uma língua literária adequada à realidade lingüística brasileira.
Se “cá estou a escrever” ou “estou escrevendo aqui” neste blog ou blogue, mudo o estilo, porém a unidade da língua permanece para preservar a cultura de um povo.

6 comentários:

Fátima Franco disse...

Oi,Fátima:
Nossa língua tem um caminho bonito. Bom você estar postando esta história, prá que muita gente possa conhecer e entender as mudanças.
Meus livros infelizemente, naõ estão à venda . Eles foram publicados pela SME, pra uso dos alunos na rede municipal.
Obrigada pelo interesse e pela visita. Bom feriadão.

Unknown disse...

Belo post...
Nossa língua e suas mudanças... Sua historias, tudo que se perdeu e se ganhou com o tempo...
Adorei o post, perfeito.

"Última flor do Lácio, inculta e bela"

Sempre uma bela flor...

Tenhas um ótimo dia.

Fernando Faria disse...

Olá Fátima, assim que vi seu comentário no Alunos do Ensino Médio, eu passei aqui para deixar o meu. Fátima quero em nome do 1ºB, agradecer sua visita, seu comentário motivador. Fátima acima de tudo a nossa intenção é agradar o internauta e mostrar como é bom estudar o ensino médio, alem de um conteúdo de notícias e muitas outras coisas. Agradeço sua visita e quero parabenizar você pelo seu blog tambem. Bye

Gládis Leal dos Santos disse...

Oi Fátima,

Quem bom que a Sala começa a funcionar. Estou na torcida e anciosa pra acompanhar os trabalhos com os alunos.
Um ótimo final de semana.

Bjus
Gládis

Fátima Franco disse...

Oi,Fátima:
JOSE´Pacheco é demais, não é?
Vc tem razão de estar em estado de graça.
Bjs

Andrea Toledo disse...

Ei, Fátima! Obrigada pela visita ao Escrevendo com Escritor. Adorei seu blog e vou fazer um link ao meu para não perder mais o contato.
Quanto aos escritores com excessão do Marcelo Xavier nenhum deles cobrou para escrever conosco ou vir a nossa Instituição. Pagamos, claro, transporte hospedagem e alimentação. Caso queira posso lhe passar os contatos.
beijo grande
Andrea Toledo

Related Posts with Thumbnails