Páginas

sábado, 17 de março de 2007

Restos de Carnaval

Restos de Carnaval é o título do magnífico conto de Clarice Lispector publicado no livro Felicidade Clandestina, Ed. Rocco.
Nesse conto, nos sentimos, como a personagem narradora, transportados para as nossas lembranças, para a nossa infância , agora revisitada e revivida pela magia do carnaval.
Li para meus alunos e solicitei um trabalho visual com colagens e desenhos que retratassem aquilo que ficou na memória. Como o conto é construído em torno da aparente oposição entre alegria e dor, percebi como é difícil esse resgate para jovens que vivem diariamente com a violência. Eles vivem o momento, mas felizmente continuam sonhando, vestem e tiram as máscaras. Estão desencantados, porém se encantam com uma bela história.
Sempre gostei de carnaval e, enquanto produziam seus textos, fiz a minha viagem interior pelos bailes, blocos e escolas de samba, sempre fantasiada, porque, assim como ela, sentia que "o carnaval era meu, meu."

Aqui estão os restos desse último carnaval.





Fonte: Último Segundo

Fico devendo "a última flor do Lácio".

4 comentários:

Lata Mágica Recife disse...

Santinha,

Resoli o seguinte: aposento minha impressora, não alimento a cadeia do cartel e vou e vou me entregar aos prazeres: tomar algumas miligramas mensais da Champagne mais cara do mundo!!!

Beijos

Fátima Franco disse...

Oi,Fátima:
Legal termos tanta coisa em comum.Eu também tive que esperar o filho crescer prá fazer o mestrado.Sua vez também vai chegar.

Por que vc não posta o texto de seus alunos aqui no blog.Seria muito legal a gente poder ler.

Bjs e obrigada pela visita.

Marli Fiorentin disse...

Oi Fátima.
Obrigada pelas tuas palavras de incentivo. Não está nada fácil , mas quando se tem convicção , somos mais fortes. Beijos

Anônimo disse...

Oi Fátima !
Obrigada por sua visita lá no meu cantinho .
Estou vendo a sua observação sobre "a última flor do Lácio" .
Na época do carnaval mostrei o samba da Mangueira para as crianças.
Dê uma olhadinha: http://leonor_cordeiro.blog.uol.com.br/arch2007-02-18_2007-02-24.html
BJJJJJJJJSSS!!!!

Related Posts with Thumbnails