Páginas

domingo, 7 de maio de 2006

Trabalho

Cândido Portinari


Trabalhar


Trabalhar pode realmente enobrecer o homem, como garante o adágio, mas não se deve procurar endosso na origem etimológica do verbo, nem na Bíblia. Trabalhar vem do latim vulgar tripaliare, que significa nada mais nada menos que “torturar, martirizar”. E tripaliare provém do nome do instrumento de tortura composto de três paus que se chamava tripalium, relacionado com tri-(três), e paulus (pau). Da idéia inicial de “sofrer, padecer”, o verbo tripaliare passou a incorporar as noções de “batalhar, lutar esforçar-se”, acabando por agregar também as acepções de “operar, executar tarefas, exercer um ofício, uma atividade, em suma, “trabalhar”. Desde a mais alta Antigüidade, o trabalho - quase todo realizado em condições adversas - era visto como um sacrifício, um martírio, o que acabou transparecendo até no Velho Testamento. Deus teria criado o trabalho não como uma atividade nobre, e sim como um castigo para o homem, pelo fato de desobedecê-Lo, comendo do fruto proibido. Adão foi expulso do Paraíso e ouviu de Deus a sentença: “ Maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dia de sua vida.”

BUENO, Márcio. A Origem Curiosa das Palavras.
José Olympio Editora, Rio de Janeiro, 2003.

Muito interessante este livro do Márcio Bueno, jornalista e publicitário.
Escolhi esta palavra por perceber que a insatisfação, o cansaço, a opressão velada, a alienação, a falta de oportunidade e a perda de identidade do trabalhador brasileiro não permitem que esboce reação.
Quem trabalha precisa , no mínimo, de realização pessoal e liberdade.
E quem não trabalha, meu Deus, como continua vivendo?
Será que dá para ser feliz?

Tarsila do Amaral

9 comentários:

Santa disse...

Gosto muito, em especial desta obra de Tarsila.

Bjs

Anônimo disse...

Essa era a desculpa que falatava pra eu dar pros meus pais!rs
Tô zuando, mas acho que o trabalho em si, não enobrece ninguém!
Enobrece, a partir do momento, que vc ganha(bem) pelo que faz, e faz por que gosta.Aí sim, acho que pode enobrecer. Na real?
Pra mim, o que enobrece, é a arte.
Ah!A resposta do seu comentario tá lá na Farofa.Embaixo do comentario.

Anônimo disse...

Dar a volta por cima. Sempre.
Por que é assim que tem de ser.
Caído?Eu não. E espero q vc não, tb.
Pra cima. Pra frente.
Continuar/criar. Gostei disso!

Anônimo disse...

Esse coments aí em cima é meu.

+ Kazzx + disse...

Cara Fátima:

Ainda bem que você voltou e em grande estilo, parabéns...

Bjs

Anônimo disse...

Very nice site!
http://www.dodge-srt-10.info/2500-dodge-ram-review.html Commercial pretzel ovens Isuzu bodykit Lynn hickey dodge 2001 dodge dakota silver quad cab picture Chair massage company dodge dealers windsor ct. diskette mailer 35 bulk 2009 pontiac trans-am concept Renault megane sport saloon hub cap

Anônimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! effexor xr 375 Adderall late watches with purple dials Whipped my penis Arrons watches Galeria anime sex manga internet merchant account online baccarat Cadillac desktop wallpaper when pants attack jimmy neutron herbal interactions with zoloft Nars cosmetics inc watch sr1130390 magic+car+wax Baume & mercier formula watch Contemporary furniture dressers Girls amateurs pages http://www.toyota-dealer-4.info/Travelinsurancesailing.html acura dealers in gwinnett

Anônimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! » » »

Anônimo disse...

Where did you find it? Interesting read »

Related Posts with Thumbnails