Páginas

sábado, 26 de setembro de 2009

Vídeo nas Aldeias


Estou há algumas horas visitando o site Vídeo nas Aldeias. Um achado!
Assisti à série de curtas Olhares Indígenas.

"São 6 vídeos curtinhos, que oferecem um panorama da produção dos realizadores indígenas de várias partes do Brasil, e resume o momento atual do projeto Vídeo nas Aldeias. Os vídeos também exemplificam o amplo leque das temáticas abordadas pelos realizadores indígenas: de histórias tradicionais contadas pelos mais velhos, a práticas cotidianas das aldeias, passando pela relação com os recursos naturais, estratégias de sustentabilidade, e relação com o mundo de fora, até intercâmbios culturais."
O catálogo é amplo e dá para ver o trailer de alguns filmes dos cineastas indígenas. É possível também comprar a série de DVDs organizadas por etnias e ainda participar do fórum.
"O Vídeo nas Aldeias deu início às atividades do seu projeto Troca de Olhares, no qual realizadores indígenas irão participar de intercâmbios em comunidades não indígenas, e vice-versa. Nesta primeira experiência, Zezinho Yube e Bebito Pianko passaram um mês na comunidade do Pereirão, no Rio de Janeiro."
Esse vídeo já está no site e a proposta é bem interessante. Eles querem compartilhar. Resta saber se o povo dito "branco" pretende abandonar aquela visão, digamos, exótica que tem das comunidades indígenas. Cada povo tem a sua sabedoria e é este o momento de conhecer a cultura de nossos ancestrais.
Eles esperam que gostemos dos filmes apresentados e eu digo mais, são essenciais.

Um comentário:

Lou Vilela disse...

Valeu pela dica, minha cara! ;)

Beijos

Related Posts with Thumbnails