Páginas

quinta-feira, 5 de março de 2009

Centenário de Patativa do Assaré

" Poetas niversitário,
Poetas de Cademia,
De rico vocabularo
Cheio de mitologia;
Se a gente canta o que pensa,
Eu quero pedir licença,
Pois mesmo sem português
Neste livrinho apresento
O prazê e o sofrimento
De um poeta camponês."

Patativa do Assaré
Do cordel Aos Poetas Clássicos

Não podia deixar em branco o centenário do poeta Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré. Passou poucos meses na escola, mas cantou como poucos a dor, a miséria e a fome do povo nordestino.
O filme Patativa do Assaré - Ave Poesia está sendo exibido em Recife em homenagem aos cem anos de nascimento de um dos maiores poetas populares brasileiros. O documentário mostra a imagem pública do poeta, seu trabalho na roça, o cotidiano com a família e os amigos, e alguns de seus poemas mais conhecidos como A Morte de Nanã e A Triste Partida .Segundo o diretor e roteirista Rosemberg Cariry, "Patativa é mais do que um poeta. Ele representou a figura arquétipa do velho sábio, do grande mestre, a quem sempre prestamos reverência. A poesia, a consciência política e a ética do Patativa são coisas que marcaram a conduta de vida de uma geração". Saiba mais.
A seguir o trailer oficial

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, Fátima

Sempre é muito bom render homenagens ao pássaro que vem lá do sertão e nos mostra a nós "niversitários" que a beleza da vida está nessa simplicidade, são as espirais da vida que nos fazem compreender o significado do "eterno retorno" de Nietszche, ele volta em nossos corações, memória muito significativa, pois, sabemos que "cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indivisivelmente pequeno e de grande em tua vida há de te retornar, e tudo na mesma ordem e sequência - e do mesmo modo esta aranha e este luar entre as árvores, e do mesmo modo este instante e eu próprio" (A Gaia Ciência, Nietzsche). Por que ELE preferiu a vida do sertão?
A sociedade é consumista ao extremo para responder?
Agradeço imensamente a oportunidade de RE-ver e re-olhar-ME! Maria do Rocio

Related Posts with Thumbnails