Páginas

domingo, 10 de agosto de 2008

Elisabeth Roudinesco



A psicanalista e historiadora da psicanálise Elisabeth Roudinesco veio à Flip para lançar seu livro A parte obscura de nós mesmos: uma história de perversos, Zahar Editores.



Sinopse



"Príncipe dos perversos, marquês de Sade defendia uma ruptura com as leis que regem a sociedade ao divulgar em seus livros a sodomia, o incesto e o crime. Rudolf Höss, o comandante de Auschwitz, contou sem reservas como se tornou o maior chacinador de todos os tempos. Liduína de Schiedam, canonizada em 1890, por décadas impôs a seu corpo terríveis sofrimentos. Neste livro, a prestigiada historiadora e psicanalista Elisabeth Roudinesco apresenta e interpreta a história dos perversos no Ocidente através de suas figuras emblemáticas: de Barba Azul e os santos místicos na Idade Média, ao fenômeno do nazismo, dos pedófilos e terroristas nos dias de hoje.

Mostra como a perversão, definida em cada época de um modo diverso, exibe o que não cessamos de dissimular: a parte obscura de nós mesmos, a negatividade presente em cada um. E ainda reflete sobre a sua erradicação. Eliminar a perversão não seria destruir a distinção entre bem e mal que fundamenta a civilização?"

A naturalidade usada para falar de um tema tão difícil e tenso deixou-me boquiaberta e deslumbrada. Parecia comentar fatos cotidianos. Coisas de psicanalista, ponderei. No mesmo momento, pensei na calma (aparente) da população que convive diariamente com soldados, oficiais ou não,armados na rua . Parece que a gente se acostuma com o que não devia.

Ao abordar a perversidade infantil, lembrei-me do desespero de um gatinho correndo pelo quintal com o rabinho em brasa. Já chegara doente, mas foi eliminado pelo menininho mau, com direito à enterro e cruz! Sem falar das brincadeiras inocentes com a atiradeira ,da espontaneidade dos apelidos maliciosos e do riso fácil diante dos tombos provocados. A literatura aborda amplamente estes e outros temas relacionados ao lado ignorado, oculto e perverso dos humanos.

A Flip é uma festa literária, mas interdisciplinar e abre uma série de leituras possíveis. Aproveite.

A entrevista de Elisabeth Roudinesco ao programa Saia Justa no canal GNT pode ser vista aqui.

Veja também a cobertura da TV UOL abaixo .


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails