Páginas

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Campanha de Adoção

Qual é o melhor amigo do homem? Se respondeu cachorro, errou!

O melhor amigo do homem é o livro.

A imagem é de uma campanha antiga do Conselho Nacional para a Cultura e Artes do México e sugere a adoção de livros. Quem me acompanha?

Descobri a ilustração no Blog do Galeno e logo solicitei permissão para publicá-la.

Galeno Amorim é jornalista, escritor e consultor de políticas públicas do livro e leitura da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) para a Educação, a Ciência e a Cultura, organismo internacional de caráter governamental com sede em Madri e atuação em 23 países de língua espanhola e portuguesa nas Américas, na Europa e na África.

Recentemente, foi citado no Caderno B do Jornal do Brasil ao divulgarem os resultados da pesquisa Retrato da Leitura no Brasil feita pelo Instituto Pró-Livro entre 2001 e 2007 cujo objetivo era traçar um perfil dos leitores brasileiros. Publico trecho da reportagem:

Brasileiros estão lendo mais, avalia o Retrato de Leitura

Os brasileiros estão lendo mais. Esta é principal mensagem da pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, na avaliação de Galeno Amorim, diretor do Observatório do Livro e da Leitura. A comparação entre os números da primeira pesquisa, feita em 2001, e os atuais aponta que o país está evoluindo em qualquer ponto de cadeia de leitura. Mas os resultados mostram também que ainda estamos aquém da necessidade exigida para um país desenvolvido.
– Ficou claro que, quando o Estado investe, os resultados aparecem – afirma Galeno. – O fator positivo é que a escola cumpre seu papel de tornar o livro acessível à população. O negativo é que ela não consegue formar leitores.
O ponto alarmante é que as pessoas perdem contato com os livros assim que deixam a escola. Os números apontam que apenas 10% dos brasileiros freqüentam a biblioteca pública. A justificativa seria a falta de estímulo e de acesso.
– Mais do que a escola, a figura específica da mãe tem um papel fundamental na formação de um leitor – explica Galeno. – A pesquisa mostra que quem vê a mãe lendo, ou é presenteado com um livro por ela, tende a ler mais.
A metodologia usada na segunda edição da pesquisa foi desenvolvida pelo Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe, da Unesco. O Brasil é o primeiro país do continente a realizar o projeto, que será estendido a toda a América Latina.

Leia na edição eletrônica do Jornal do Brasil no link: http://ee.jornaldobrasil.com.br/reader/default.asp?ed=1327

Um comentário:

Gládis Leal dos Santos disse...

Oi Fátima,

Em tempos de internet cada vez mais rápida e redes que praticamente nos engolem com informações que mal conseguimos acompanhar, nada como a companhia de um bom livro.

Abração
Gládis

Related Posts with Thumbnails