Páginas

domingo, 23 de setembro de 2007

Simpósio Internacional de Contadores de Histórias II



Ainda ouço os acordes do Grupo Gesta e lembro-me dos trechos de A Pedra do Reino de Ariano Suassuna lidos por Daniele Ramalho. Ponto para o marimbau, instrumento de percussão criado por um dos integrantes.



William Ospina atento aos debatedores Regina Machado, Marcio Vassalo e Pedro Mario López Delgado. Com a apresentação da escritora e contadora de histórias Regina Machado conheci algo mais sobre os griôs e estou certa de que a tradição oral não está superada. Então, busco comover leitores, lendo e contando histórias em voz alta e, como eles, peço "emprestem-me as suas orelhas". Regina lê para "cada criança", a proximidade é necessária para a experiência de encantamento. A tradição oral é uma "constelação de imagens" que, muito além do texto, está no coração do leitor/ouvinte. O conto oral é um passeio sobre o mundo das possibilidades e o caminho adequado para formar leitores porque...
Há um outro jeito de compreender que é achar bonito (Clarice Lispector)

O escritor Márcio Vassalo, autor do livro O Príncipe Sem Sonhos, e profundo conhecedor de Mário Quintana, concorda com William Ospina: "a humanidade prefere a ficção, o fantástico". A capacidade de criar sentidos novos com as palavras e um novo mundo através de uma nova linguagem é um mistério, pois...
O fato é o aspecto secundário da realidade.
Mário Quintana

O contador clássico, ator e docente universitário Pedro Mario López Delgado, cubano e radicado em Cali, Colômbia, considera necessário "o contato com a palavra oral. Na escola, não se prepara para ouvir a palavra, não se permite falar. Atualmente, fala-se com monossílabos e o mundo é solidão." Quem assistiu à sua oficina, A Conexão Criativa Interdisciplinar, ficou maravilhado com o trabalho que ele coordena na Área Artística e Cultural da Universidade San Buenaventura.

Ainda há muito o que escrever sobre o Simpósio, o que demanda tempo. Por enquanto, "emprestem-me seus olhos". Pretendo ser Griô do Século XXI!Continuo em breve.
Estou cansada e feliz com os três dias de Bienal. Muitas compras e poucas palestras. Pensei em acampar por lá. Até...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails