Páginas

quarta-feira, 2 de novembro de 2005

Paulo Freire



http://www.rio.rj.gov.br/

Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos

...Pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente à escola, o dever de não só respeitar os saberes com que os educandos, sobretudo os das classes populares, chegam a ela – saberes socialmente construídos na prática comunitária – mas também, como há mais de trinta anos venho sugerindo, discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação com o ensino dos conteúdos. Por que não aproveitar a experiência que têm os alunos de viver em áreas da cidade descuidadas pelo poder público para discutir, por exemplo, a poluição dos riachos e dos córregos e os baixos níveis de bem-estar das populações, os lixões e os riscos que oferecem à saúde das gentes. Por que não há lixões no coração dos bairros ricos e mesmo puramente remediados dos centros urbanos? Esta pergunta é considerada em si demagógica e reveladora da má vontade de quem a faz. É pergunta de subversivo, dizem certos defensores da democracia.

Por que não discutir com os alunos a realidade concreta a que se deva associar a disciplina cujo conteúdo se ensina, a realidade agressiva em que a violência é a constante e a convivência das pessoas é muito maior com a morte do que com a vida? Por que não estabelecer uma necessária “intimidade” entre os saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos? Por que não discutir as implicações políticas e ideológicas de um tal descaso dos dominantes pelas áreas pobres da cidade? A ética de classe embutida neste descaso? Porque, dirá um educador reacionariamente pragmático, a escola não é partido. Ela tem que ensinar os conteúdos, transferi-los aos alunos. Aprendidos, estes operam por si mesmos.

Paulo Freire
Pedagogia da Autonomia
Coleção Leitura – Paz e Terra

Entre na Biblioteca Digital de Paulo Freire acessando o site http://www.paulofreire.ufpb.br/

Qual é o seu compromisso como educador e cidadão?

8 comentários:

Anônimo disse...

Querida, últimamente tenho realizados ótimos trabalhos sobre este tema tão delicado, quanto muito importante para o desenvolvimento da educação de todo nosso país, acho que falta muito a ser realizado, a questão é que quem tem o poder nas mãos, emburrece aqueles que não tem ou simplesmente esnobam e fazem carneficina nas escolas.
Quando estudava tinha aulas de artesanato, realizações com madeiras, linguas estrangeiras, hoje não não tem educação, tem socamento de matéria, aqui em Curitiba nas escolas públicas , tem-se livros gratuítos mas não tem nem 10% do livro concluido, isso é um terror. Escrevi isso a um comentário do Maidana, vivo este dilema aqui em casa.
bom
beijocas Amiga
PAola

Anônimo disse...

Falta fazer com que os nossos colegas professores enxerguem seu verdadeiro papel dentro da escola pública...

Eduardo Tuba disse...

Olá, Fátima,
Já li metade desse livro de Paulo Freire. Pena que os governantes brasileiros ignoraram-no (será que está certa esta ênclise?).

Entrei numa comunidade do Orkut sobre blogs pedagógicos. Não sei por que, mas não quiseram me adicionar. Provavelmente entraram no meu blog e se espantaram. Ora, meu blog não pertence a área educacional, mas tudo que eu discuto lá é baseado em pesquisas científicas. Eu queria participar da comunidade NÃO usando como referência o Tubaranhão. Mas o pessoal não me entendeu. Paciência!

Um abraço!

Santa disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Santa disse...

Fatima querida, que bom receber sua visita lá na Santa! E que bonito seu blog. A internet é tão grande e inusitado que nos perdemos e nos achamos.
Bjs

Fátima Franco disse...

Oi, Fátima:
Vim agradecer sua visita e aproveitei para conhecer seus outros espaços também.Muito bons, gostei muito.ótimo encontrar Paulo Freire por aqui.
Espero que possamos trocar experiências durante este ano.
Abraços

Mauro Pereira da Silva disse...

Fatima, visitei o seu blog e fiquei satisfeito em ler o texto deste gênio chamado Paulo Freire.
Abraço e boa noite.

Santa disse...

Fiz um post para receber novos amigos. Você está lá. Beijos.

Related Posts with Thumbnails