Páginas

sábado, 31 de maio de 2008

10º Salão FNLIJ do Livro Infantil e Juvenil




"Listinha"


Minha "listinha" é sempre extensa. Claro que nunca dá para adquirir tudo. Mesmo assim, faço questão de fazê-la com cuidado, responsabilidade e, acima de tudo, paixão pelas histórias essenciais que estão nos livros.
Durante o Seminário
Vozes da Literatura Infantil no Brasil e no Mundo da FNLIJ, foram debatidos muitos temas. Não fiquei perplexa ao ouvir que professores lêem pouco, dentre os quais estão os de Português. Ficou claro que se investe pouco em livros de literatura e formação de professores, e que se escolhe mal.
Sempre fiz seleção criteriosa e nunca deixei de reclamar do valor que é quase o mesmo há quase dez anos. Optei pela qualidade de texto e de imagem. A maioria dos títulos contemplou os pequenos leitores porque a quantidade era insuficiente na escola. Para adolescentes, jovens e professores há variedade. Questiona-se muito sobre o que oferecer aos adolescentes. Não tenho preconceitos, porque li Agatha Christie compulsivamente e cansei! Há excelentes contadores de histórias, campeões em vendas, autores de livros de qualidade literária discutível. Geralmente, o interesse dos jovens recai sobre séries com os mesmos personagens. Isto explica o sucesso de Harry Potter. Apreciam também aqueles cujos temas tenham ligação com o seu mundo e a sua linguagem, daí o sucesso dos diários. Sendo assim, depois de criado o hábito de leitura, considero necessária a interferência do professor. Bom seria se pudéssemos ler antes de indicar livros aos alunos, contudo nem sempre o ideal é possível.
Aí estão os livros comprados para a escola.
Só fiquei satisfeita depois que enchi minha sacolinha com outros títulos. Aguardem para conferir. Saldo positivo na minha estante! Estou muuuuito feliz!

3 comentários:

Tino Freitas disse...

Querida Fátima, estaremos das 13 às 18 no MAM para a despedida. Depois, mande seus contatos pessoais para roedoresdelivros@gmail.com para que tenhamos um contato direto. Foi um prazer compartilhar do salão contigo. Abraços de letrinhas e até breve.
Tino e Ana Paula.

ARTEROSANE disse...

Gostei muito de conhecer o seu blog!!
Estarei sempre aqui!!
Beijo

Aparece lá no meu!! Ficarei feliz!!!

H disse...

Fátima, querida, adorei te conhecer pessoalmente. Sua listinha de compras no Salão tá bonita,bacana e vai fazer a alegria de muitos leitores. Um grande abraço e, se não nos encontrarmos, até o ano que vem, no Rio, entre palavras e imagens belas.

beijão
Hermes Bernardi Jr.

Related Posts with Thumbnails