Páginas

sábado, 21 de novembro de 2009

Direitos da Criança



Uma cerimônia na ONU lembrou ontem os 20 anos de criação da Convenção dos Direitos da Criança. Há muitas conquistas, mas os desafios são maiores. Segundo o balanço realizado, quase 9 milhões ainda morrem antes de completar o 5º ano de vida, mais de 100 milhões não têm acesso à escola e 2,5 bilhões vivem longe do saneamento básico.
Representantes de 193 países estavam reunidos para procurar soluções urgentes, entre eles, Mayra Avellar Neves, moradora da Vila Cruzeiro no Rio de Janeiro e vencedora do Prêmio Internacional Criança da Paz, o Nobel dos jovens. Fiquei muito emocionada ao vê-la discursar ontem no Jornal Nacional, porque trago boas lembranças dos anos em que trabalhei em uma das escolas da comunidade com professores competentes e amorosos.
Ontem, divulguei todas as informações que obtive da Net no Twitter com links de vídeos do YouTube em outras línguas, menos em português. É incrível como o brasileiro não dá valor ao que é da nossa terra, principalmente quando o vencedor é pobre e negro. Ignorar os problemas não é o caminho e Mayra foi à luta, mesmo convivendo com a guerra na porta de casa.

Hoje, achei o que queria na Globo Vídeos. Era o cansaço do final de noite.



Saiba mais aqui.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

A Cor da Cultura


A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura e outras instituições. No ano passado, divulguei aqui a relação de programas para baixar e gravar. Hoje, destaco os programas Mojubá e Livros animados da videoteca da Futuratec . Para quem tem acesso aos vídeos do programa Salto para o Futuro, procure DVDESCOLA Volume II 21, 22 e 27. Assistam a pequenos trechos de alguns vídeos.
Série Mojubá


Série Livros Animados

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Paixão de Ler

Desenho de Roger Mello
Nesta quinta-feira, haverá a abertura oficial do projeto Paixão de Ler, promovido pela Secretaria de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, na Biblioteca Pública de Botafogo (Rua Farani, 53), com entrada gratuita.
Entre os debatedores, estão Ferreira Gullar, Alcione Araújo, Antonio Cícero, Antonio Torres, Eucanaã Ferraz, Adriana Falcão, Marina Colasanti, Silviano Santiago, João Carlos Rodrigues, Luiz Antonio Aguiar, entre outros.
Saiba mais aqui.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Claude Lévi-Strauss




Claude Lévi-Strauss um dos grandes pensadores do século XX, concede entrevista a Fernando Eichenberg para a série BOULEVARD BRASIL, realizada durante o ano do Brasil na França em 2005.


Este vídeo é para deixar registrada a minha homenagem ao antropólogo e filósofo Lévi-Strauss.

Bateu aquela saudade dos tempos de Faculdade de Letras da UFRJ. Ler esse pensador, Mircea Eliade e Roman Jakobson era obrigatório e fundamental a nossa formação. Era muito jovem e as informações eram muitas. Saímos com a sensação de que estamos apenas começando e a vontade de fazer mestrado é comum. Precisava trabalhar. Fiz uma pós em Literatura Brasileira. Sabia o que queria, mas precisava da bolsa do CNPQ. Fui aprovada em mais um concurso público. O sonho ficou perdido no passado e o presente não permite retomá-lo. O futuro? Aproveito as horas que restam a cada dia para ler o que me dá prazer e, hoje, li resenhas de O Cru e o Cozido da série Mitológicas de Lévi-Strauss, como a de Mariza Furquim Werneck cuja introdução apresento para que leiam e, se quiserem, acompanhem aqui.


"Mitológicas são um conjunto de quatro volumes que reúne a monumental análise estrutural de mitos ameríndios realizada por Claude Lévi-Strauss, ao longo de vinte anos. Durante esse período, Lévi-Strauss declara ter vivido como um monge, levantando-se ao raiar do dia, “embriagado de mitos”, sentindo-se verdadeiramente em um outro mundo.

Os mitos passavam por sua cabeça, quase que à sua revelia, fazendo-o mergulhar em uma experiência estética extraordinária. Muitas vezes, sem compreender, convivia com determinado mito durante semanas ou meses até que, de forma misteriosa, o detalhe até então inexplicável de outro mito se reconhecia no primeiro, e as duas histórias se iluminavam, plenas de sentido."
Mariza Furquim Werneck



"Em um amplo estudo de base empírica de mitologias nativas, Claude Lévi-Strauss propõe uma ligação estrutural e temática entre a oposição entre o cru e o cozido no pensamento mitológico e tentativa do homem de estabelecer uma relação equilibrada entre as forças naturais e culturais." Saiba mais aqui .

Capas dos quatro livros da coleção Mitológicas formam o desenho de uma zona celeste

Acesse Cosac e Naify


Related Posts with Thumbnails