Páginas

terça-feira, 25 de agosto de 2009

"O Sertanejo é acima de tudo um forte"

Para homenagear o escritor Euclides da Cunha, autor do clássico “Os Sertões” (1902), neste ano de seu centenário de morte, o curta de animação "O Arraial" , de Adalgisa Luz e Otto Guerra.
O filme aborda a guerra de canudos no final do século XIX, quando soldados e generais se unem para destruir a cidade fundada por Antônio Conselheiro.
Leia o roteiro aqui.

sábado, 22 de agosto de 2009

ABZ do Ziraldo


A TV Brasil renova a sua programação e estreia no próximo dia 23 de agosto o “ABZ do Ziraldo”. Através de seu novo programa, o escritor e cartunista Ziraldo vai incentivar o prazer da leitura e estimular a imaginação e a criatividade das crianças.
O ABZ do Ziraldo contém 38 programas de 42 minutos e será exibido aos domingos, às 12h. Ziraldo estará acompanhado de um coral infantil e de uma plateia cheia de crianças. “É o primeiro programa infantil que tem como apresentador a figura de um avô”, brincou o cartunista, que se considera um “dinossauro”.
Num divertido e irreverente mosaico colorido, o programa será recheado de vinhetas gráficas de desenhos do próprio Ziraldo e intervenções bem humoradas de onomatopéias, presentes na obra do cartunista.
A cada domingo, será convidado um escritor para divulgar sua obra e ser entrevistado por Ziraldo e pelas crianças. Entre eles, Ruth Rocha, Adriana Falcão, Bia Bedran, Elisa Lucinda e Joel Rufino.
Outra atração fixa do programa é o editorial Ziraldo, em que o apresentador fala com a plateia sobre cidadania, meio ambiente e campanhas a favor da leitura. E o Coral Maluquinho, que abre o programa cantando o ABZ do Ziraldo, música do cantor e compositor Zé Zuca.
O ABZ do Ziraldo ainda abre espaço para o contador de história, com apresentação rica de objetos cênicos, acompanhamento musical e interatividade das crianças da plateia. Bruxas, gnomos, fadas, princesas e todo o universo mágico que povoa o imaginário da criança, farão parte do programa.
Fonte: TV Brasil


Como acho importante fazer uma ponte com o livro, vale lembrar que o título do programa é o mesmo da coletânea que conta a história das letras do alfabeto lançada pela Melhoramentos. Saiba mais aqui.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Só dez por cento é mentira


Há histórias tão verdadeiras que às vezes parece que são inventadas.”

Por Manoel de Barros em O Livro sobre Nada



em sessão especial para
EDUCADORES com o filme INÉDITO


SÓ DEZ POR CENTO É MENTIRA,
de Pedro Cezar.
29 de agosto, sábado às 10h.


Documentário sobre a vida e a obra do poeta sulmatogrossense Manoel de Barros.
Alternando sequências de entrevistas com o escritor, poesias e depoimentos de conhecedores de sua literatura, o filme traça um painel revelador da linguagem daquele que é considerado o poeta mais original em língua portuguesa. Com 92 anos e vinte livros publicados, é consagrado por diversos prêmios literários. É o poeta brasileiro que mais vende livros na atualidade.

A sessão será seguida de brunch e debate com a presença do diretor.
Escola Audiovisual Cinema Nosso
Rua do Rezende, 80 – Lapa – Rio de Janeiro
Vagas limitadas
Faça já sua reserva:
2539-6142

Ainda não sei se consigo reservar pois acabo de receber a mensagem.Enquanto isso, fiquem com uma poesia e o trailer do filme.

Saiba mais no site oficial.

O Catador
Por Manoel de Barros

Um homem catava pregos no chão.
Sempre os encontrava deitados de comprido,
ou de lado,
ou de joelhos no chão.
Nunca de ponta.
Assim eles não furam mais - o homem pensava.
Eles não exercem mais a função de pregar.
São patrimônios inúteis da humanidade.
Ganharam o privilégio do abandono.
O homem passava o dia inteiro nessa função de catar
pregos enferrujados.
Acho que essa tarefa lhe dava algum estado.
Estado de pessoas que se enfeitam a trapos.
Catar coisas inúteis garante a soberania do Ser.
Garante a soberania de Ser mais do que Ter.

Tratado geral das grandezas do ínfimo, Editora Record - 2001, pág. 43

Fonte: Releituras


quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O Contador de Histórias

Trailer final de 'O Contador de Histórias'

'O Contador de Histórias', filme de Luiz Villaça baseado na vida do mineiro Roberto Carlos Ramos, é a história de como o afeto pode transformar a realidade.

Caçula entre dez irmãos, Roberto desde cedo demonstra um talento especial para contar histórias, transformando, com a narrativa, suas próprias experiências de frustração em fábulas cativantes.
Aos 6 anos, o menino cheio de imaginação é deixado pela mãe em uma entidade assistencial recém criada pelo governo. Ela acredita estar, assim, garantindo um futuro melhor para seu filho.
A realidade na instituição é diferente do que se promovia pela propaganda na TV e Roberto, aos poucos, perde a esperança. Aos treze anos, após incontáveis fugas, ele é classificado como irrecuperável, nas palavras da diretora da entidade.
Contudo, para a pedagoga francesa Margherit Duvas (Maria de Medeiros), que vem ao Brasil para o desenvolvimento de uma pesquisa, Roberto representa um desafio Determinada a fazer do menino o objeto de seu estudo, tenta se aproximar dele. O garoto em princípio reluta, mas, depois de uma experiência traumática, procura abrigo na casa de Margherit.
O que surge entre os dois é uma relação de amizade e ternura, que porá em xeque a descrença de Roberto em seu futuro e desafiará Margherit a manter suas convicções.
O Contador de Histórias' foi rodado em Belo Horizonte, São Paulo, Paulinia e Portugal. A atriz franco -portuguesa Maria de Medeiros ('Pulp Fiction', 'Henry & June', 'Capitães de Abril') interpreta Margherit. Roberto Carlos é interpretado pelos atores Marco Ribeiro (6 anos), Paulinho Mendes (13 anos) e Clayton Santos (20 anos). Denise Fraga assina a produção com Francisco Ramalho Jr.
O filme está em cartaz desde 7 agosto nos cinemas.

Fonte: Canal de loucosporwarner
Saiba mais no site do filme aqui.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

O Sol da Palavra



Celi Luz é amiga e companheira de profissão e andanças pelo mundo das palavras.

Sei, por acompanhar seu trabalho, o que é ver o primeiro livro nascer e mostrar-se.

"Desponta, Celi, com o seu Sol da Palavra".

O meu "Sol" está aqui "iluminando minhas palavras e meus sonhos".

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Lançamentos de Ninfa Parreiras

A Editora Cortez e a Editora DCL convidam para o lançamento dos livros Coisas que chegam, coisas que partem de Ninfa Parreiras com ilustrações de Cláudia Ramos e Um teto de céu, da mesma escritora com ilustrações de André Neves.


Rio de Janeiro
15 de agosto, 17h, na Livraria DaConde Arte e Cultura
Rua Conde de Bernadotte, 26- Leblon


Minas Gerais
5 de setembro, 11h, Cooperativa Educacional N.S. de Fátima
Av. Getúlio Vargas 222, Centro - Mateus Leme
e às 17h, na Casa de Cultura Dona Petita
Praça Alexandre Maciel, 86, Santo Antonio - Papagaios

Haverá Contação de Histórias!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Simpósio Internacional de Contadores de Histórias 2009




Fomos recebidos por artistas do Centro Teatral Etc e Tal. No palco, ao som de violino , encenaram A onipotência do Sonho, lindo demais. Priscila Camargo contou A princesa que foi educada como homem, um conto indiano que pode ser encontrado em O Violino Cigano e outros contos de mulheres sábias de Regina Machado. O espetáculo Histórias de griots, conteurs e narradores, dirigido por Cláudio Mendes, alternava histórias contadas por Boniface Ofogo, Daniele Ramalho e Jean Michel Hernandez com percussão do também contador Carlinhos Ferreira. Foi uma maravilha cuja grandiosidade não posso narrar, é preciso viver!
É possível ter uma noção do que foi debatido nas mesas temáticas acompanhando o blogue Ponto do Conto! da Eliana Ribeiro.
Gostaria de ter participado de todas as oficinas, mas só podíamos escolher quatro. Foram ótimas.
Não pude ir à Maratona de Contos. O corpo reclamava!
Bom mesmo seria se eu pudesse ter gravado tudo em vídeo!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

IBBY 2010



A Força da Minorias

"Porque de um jeito ou de outro fazemos parte de uma imensa minoria..."

Este é o tema do 32º Congresso Internacional do IBBY que será realizado em Santiago de Compostela de 8 a 12 de setembro de 2010.

As inscrições estão abertas. Saiba de tudo em galego aqui.

Tomei conhecimento pelo blogue da Virginia Coutinho, o Conta Infantis.

O logotipo e poster do congresso são do ilustrador galego Xan López Domínguez .

Alguns conferencistas:

Teresa Colomer (Barcelona, Cataluña, España)

Heidi Cortner Boiesen (Noruega)

Emilia Ferreiro (Arxentina/México)

Víctor F. Freixanes (Pontevedra, Galicia, España)

Olayinka Koso-Thomas (Nixeria/Serra Leona)

Oh, como eu gostaria de poder participar!

sábado, 8 de agosto de 2009

A Força da Palavra



Manguerê Poético

Quem reside em Vitória não pode perder este encontro com a poesia no Theatro Carlos Gomes em Vitória do Espírito Santo no dia 13 de agosto.
Leia o que Elisa Lucinda escreve sobre o evento:


Manguerê Poético é um projeto, fruto do Interações Estéticas, iniciativa da Funarte. Está posto que quando chega a palavra na boca de um menino que nunca a teve como instrumento de mudança e transformação, tudo muda; o mundo dela, que é o de todos nós, muda. Por cinco meses, eu e o professor Daniel Rolim, grande pilar da Escola Lucinda de Poesia Viva, estivemos na ilha das Caieiras, dentro da ONG Cecaes, muito bem capitaneada por Alcione Dias e Fábio Carvalho, e fizemos com os alunos um intenso trabalho de expressão com a palavra poética com a tão desprezada comunicação oral. Um luxo! O rendimento daqueles meninos e meninas, adolescentes, usando palavras de Drummond, Pessoa, Adélia e outros grandes poetas, para falar deles próprios, confirma a tese de que a única revolução efetiva é por meio da educação. Vivendo em uma área de risco e violência, mas já iniciados pelas outras atividades artísticas que o Cecaes promove, nossos alunos se atiraram de maneira emocionante à experiência de se traduzirem, se inspirarem, se contarem através da poesia. Só vendo para crer.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Ô, menino sem juízo!

Divulguei aqui o lançamento de Cadê o juízo do menino , de Tino Freitas, com ilustrações de Mariana Massarani (Manati), no 11º Salão FNLIJ.



Eu já sabia que ia rir um bocado
com a história deste menino desparafusado.
Só não contava com a novidade
desta dupla tão esperta,
pois fiquei baratinada
a procurar em cada página
todas aquelas peças.

Se você quer saber quais são
e ler os versos tão ritmados
que mais parecem uma canção,
corra para a primeira livraria
antes que perca a razão.

Levei logo um para a escola
pois não faltam em todas elas,
crianças distraídas e sem juízo como aquela.

Destaco já uma página,
especial para todas as professoras
que se sentem destemperadas
com crianças destrambelhadas.

Na biblioteca da Flipinha,
Tino fazia mediação
divertindo a criançada
com suas rimas bem animadas.


Saí de lá encantada
tal qual menina aloprada
afinal lendo tanta história legal
sou um tanto quanto desparafusada.

Para terminar minha gente
Que se diz ajuízada
Faça como eu, Tino, Mariana e Ana Paula
Abrace a idéia dos Roedores de Livros
Leia, sonhe, dê boas risadas
As crianças agradecem
E não custa nada!

sábado, 1 de agosto de 2009

Palavras de Griots, Conteurs e Narradores


Participei do Simpósio Internacional de Contadores de Histórias em 2007 e foi uma experiência marcante.
Sou uma leitora voraz e entendo que ler e contar podem até ser atividades distintas, mas perfeitamente complementares. O contador de histórias urbano pode contar uma história e apresentar o livro.
O Simpósio 2009- Histórias sem Fronteiras: Palavras de griots, conteurs e narradores faz parte da programação oficial do Ano da França no Brasil e valoriza a arte de contar histórias. O evento tem programação gratuita e acontece de 6 a 9 de agosto no Espaço SESC e Centro de Tradições Nordestinas.
Há mesas temáticas, espetáculos, oficinas, maratonas de contos e a turnê pelo país de um espetáculo de histórias (Francês/Português) com Jean Michel Hernandez (França), Boniface Ofogo (Camarões), Daniele Ramalho (Brasil) e o músico Carlinhos Ferreira. Outra convidada é Muriel Bloch (França) e vários contadores do nosso país. Na prosa de abertura, Priscila Camargo. O filme O jantar dos malas do diretor francês Francis Verber vai ser exibido e comentado pelo escritor Leo Cunha. Celso Sisto apresenta a oficina Colocar a história de pé. Que histórias contar no mundo de hoje? é a oficina de Muriel Bloch. E tantas outras.
Visite o site www.simposiodecontadores.com.br e faça sua inscrição para as oficinas.
Seja um seguidor do evento no https://twitter.com/simposioconta
Maiores informações:Tels: (21) 9828-0767 / 3904-2210
Related Posts with Thumbnails