Páginas

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Livros Premiados pela FNLIJ em 2009


Estes são os livros de 2008 premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil em 2009.

Veja a relação aqui no site da FNLIJ e leia os comentários dos Roedores de Livros.

domingo, 24 de maio de 2009

11º Salão do Livro

Lançamentos






Cadê o juízo do menino? é o primeiro livro de Tino Freitas, do blog Roedores de Livros com ilustrações de Mariana Massarani. Imagino como deve estar a cabeça deste menino. Ora assim como na capa do livro, ora a dar giros de cento e oitenta graus! Sem falar das explosões de alegria somente comparada à partida de um foguete ao espaço.

O lançamento vai ser no dia 19 de junho às 15h no 11º Salão FNLIJ. Saiba tudo aqui. Leia a sinopse no site da Manatti.







Doido pra Voar é o livro mais recente do Hermes Bernardi Junior, escritor gaúcho com onze títulos publicados. Este é especial porque foi o autor que ilustrou. Divulguei aqui seus livros lançados no 10º Salão. Você pode acompanhar tudo no blog Terça eu conto pra você.



O lançamento será às 18 h do dia 15 de junho. Acompanhe aqui.




Pigmeus, os defensores da floresta é um dos lançamentos de Rogério Andrade Barbosa com ilustrações de Maurício Negro, 20 de junho às 12h.
Saiba mais aqui.





terça-feira, 19 de maio de 2009

FLIST


Não fui de bonde. Cheguei cedo e os espertos de plantão estavam de olho. Os meus também. Desisti. Atravessei o Largo da Carioca e peguei o ônibus. Paisagem linda. Santa Teresa respira cultura e arte.
Pernas preparadas rumo ao Castelinho 38 para saborear o café e ouvir Lygia Bojunga. Um deleite. Saímos emocionados com a leitura de A Troca. Eu, mais ainda, com Dos Vinte 1, uma seleção de Lygia de capítulos ou trechos de todos os vinte livros escritos, uma “procura, subjetiva, por preferências e satisfações com meu texto”.
Em seguida, parti para o Centro Cultural Laurinda Santos Lobo para assistir à palestra de Chico Alencar, Isabel Lustosa e Patrícia Corsino sobre Leitura e Cidadania. Falaram de como se tornaram leitores e da importância do livro para formar cidadãos. Chico é essencialmente professor. Levou trechos de escritores como Rubem Alves e terminou com uma bela canção de Milton Nascimento. Saí correndo, com três livros vendidos a um real (o que sobra para o autor!), para a Livraria Largo das Letras. Queria participar da Oficina com os ilustradores Graça Lima, Mariana Massarani e Roger Mello. Ivan Zigg também estava lá e participou do alegre bate-papo com a criançada presente. Não consegui comprar novamente Vizinho, Vizinha. Saí derrotada. Fica para o Salão do Livro.
Hora do recreio! Fila no Bar do Mineiro. Uma delícia a feijoada regada à ...Deixa pra lá!
Voltei sonolenta à livraria para conversar com a professora, contadora de histórias e escritora Sonia Rosa. Já fiz muita oficina com o que aprendi com esta pessoa maravilhosa. Toda vez que conto A Princesa e a Ervilha de Andersen, levo a ervilha para as crianças colocarem debaixo do colchão! Fiquei com O tesouro de Monifa que ela trouxe na bolsa! É meu!
Cafezinho e sobe ladeira! Sala cheia, fiquei do lado de fora esticando as orelhas para ouvir as muitas histórias contadas por Ferreira Gullar e algumas contadas por Ondjaki. Ficaria um dia inteiro e mais outro. O poeta é incrível. Voltei sem o Poema Sujo de Gullar e trouxe Os da minha rua de Ondjaki.
Não vi tudo o que queria. Encontrei uma casa com porão para comprar. Nem anotei o número do celular. Só tinha a fachada, atrás, só mato! Nem tudo é perfeito.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Velha História

Recebi hoje a mensagem do Porta Curtas com alegria. Agora, os exibidores podem publicar os curtas direto na página do blog! O modelo é o mesmo do YouTube com algumas novidades.
Começo publicando a animação de um poema de Mário Quintana narrado por Marco Nanini.
É uma das minhas preferidas. Espero que gostem.





Velha História
Gênero Animação
Diretor
Claudia Jouvin
Ano 2004
Duração 6 min
Cor Colorido
Bitola 35mm
País Brasil

Um dia ao pescar na beira de um rio um homem pega um peixe. A partir de um gesto de afeto do pescador, os dois desenvolvem uma linda amizade que é admirada por todos na cidade. Do poema de Mário Quintana.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Lançamento no Rio

Qual é o maior tesouro que alguém pode herdar?
Em O Tesouro de Monifa, a educadora e escritora Sônia Rosa nos presenteia, mais uma vez, com uma linda história sobre a memória de seus antepassados.
Uma menina afrodescendente recebe um tesouro de sua tataravó Monifa, que chegou ao Brasil em um navio negreiro. Mesmo escrava, aprendeu a escrever e, por meio das letras que aprendeu, deixou “Para os meus filhos e os filhos dos meus filhos!!!” o maior de todos os tesouros que alguém pode herdar.
Com ilustrações de Rosinha, Sônia Rosa lança, domingo às 16 h, seu livro na Livraria Travessa do Shopping Leblon.
Muita sorte!

Lançamento em Sampa


Amanhã, em São Paulo, na Livraria Martins Fontes, Marcelo Maluf do Labirintos no Sotão lança o seu infanto-juvenil Jorge do Pântano Que Fica Logo Ali. A escritora Teresa Yamashita escreveu uma resenha para o Cronopinhos.
Jorge, um sapo contador de histórias, escolhe Marcelo para ser seu herdeiro. Participe desta aventura ao Reino Inferior do Pântano que fica logo ali!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Festa Literária de Santa Teresa


Lygia Bojunga, Roger Mello, Mariana Massarani, Graça Lima, Ferreira Gullar, Isabel Lustosa, Ondjak, Sonia Rosa, Chico Alencar, Mano Mello, Grupo Confabulando e muitos outros vão iluminar esta festa da palavra promovida pelo CEAT.
Saraus, conversas com escritores, contação de histórias, troca-troca de livros, shows musicais, oficina de ilustração, lançamentos de livros, espetáculos teatrais e o sabor dos pratos criados especialmente para o evento. Ainda não sei se provo Ignácio de Loyola Brandão ou Guimarães Rosa! Ou quem sabe Adélia Prado ou João Ubaldo Ribeiro!
Certamente, vou visitar a Academia Brasileira de Literatura de Cordel. E os ateliês!
Oh, céus, tudo isso e muito mais num só dia!
Meu bonde está formado e a lotação esgotada rumo a Santa Teresa.
Programação completa no site e mais novidades no blog Gato de Sofá Deita e Rola na FLIST.

sábado, 2 de maio de 2009

Teatro do Oprimido

"Teatro é a verdade escondida."
Augusto Boal
Assistam também ao vídeo A Estética do Oprimido, um trabalho realizado com escolas públicas do Rio de Janeiro entre 2006 e 2007.
Leiam a mensagem do teatrólogo para o Dia Mundial do Teatro no Ponto do Conto!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Novo selo

Com muita alegria recebi este selo da Lou do Nudez Poética, um blog de poesia. É bom ser lembrada, reconhecida e indicada pelo trabalho que não é bem aquele que gostaria de fazer , entretanto é o possível neste momento.

As regras são:

1-Publicar o selo;
2-Linkar quem o ofereceu;
3-Passar a 10 amigos;
4-Avisar os premiados.
São tantos os amigos!
Muitos são os blogs que visito e acompanho.
Preciso escolher dez?
Vamos a eles:
1-Leonor Cordeiro Na Dança das Palavras
2-Eliana Ribeiro Tecelã de Histórias
3-Toca da Santa Galeria de Arte
4-Fátima PROSARTE
5-Mario Aller Escola de Ismail
6-Fátima Cristina Boa Baltazar!
7-Vanessa Fio de Ariadne
8-Assis Melo Coisas do Chico
10-Lígia Pin Pinpolhices
Related Posts with Thumbnails