Páginas

sábado, 30 de junho de 2007

Blog ou Laptop




A intenção desse blog sempre foi publicar textos literários porque, como diz Mario Vargas Llosa, é o melhor antídoto contra simplificações e maniqueísmos: "Em literatura, há mais exceções do que regras".
Não resisti e divulgo um artigo que li na revista Época do colunista Ricardo Neves,
autor do livro O Novo Mundo Digital: Você já Está Nele - Oportunidades, Ameaças e as Mudanças Que Estamos Vivendo.
UM BLOG PARA CADA PROFESSOR
O e-mail do leitor Stefanuto Rodrigues me traz suas inquietações: “Tenho lido matérias sobre criatividade, inovação e mudanças no mundo de hoje, mas fico sempre pensando: será que não estamos dando muita atenção a algo que já deveria ser corriqueiro em nossas vidas? Será que, quando observamos as mudanças e falamos delas como fenômenos, não deixamos de participar do que realmente está acontecendo, nos colocando em uma posição de quem vê de fora o ‘problema’, em vez de nos sentirmos parte dele?”.
Stefanuto tem razão. Penso que realmente a maioria das pessoas tende a se colocar fora do “problema”. Porém, além da passividade, existe uma tendência crescente e mundial das pessoas de se sentirem vítimas da realidade. Isso, em minha opinião, é muito mais grave. Abrem-se novas avenidas de transformações todas as vezes que assumimos a ousadia de nos tornar mais co-responsáveis pela solução dos “problemas”, deixando de ser menos passivos e menos autovitimados.
Vejamos o problema da incapacidade da escola em acertar o passo com a absorção do computador e da internet como ferramentas de transformação da qualidade na educação. A digitalização de diversas áreas da atividade humana tem acontecido de forma assombrosa e positiva, mas a escola resiste. Ainda está mais para o tempo da palmatória que para o tempo da internet.
Leia o artigo na íntegra aqui.
Vamos comentar aqui e no blog do Ricardo Neves.

domingo, 17 de junho de 2007

Amazônia




Amazonas: Águas,Pássaros, Seres e Milagres

“Aqui lhe dou ,
meu bom leitor,
A lição que aprendi do rio.
Eu que mergulhei em suas águas
Pela primeira vez
Com poucos dias de nascido.
Eu que com essas águas convivo
Amorosamente de tal maneira,
Que elas viajam dentro de mim
Quando a vida me leva para dentro delas.”


Thiago de Mello

Ler tal livro ,publicado pela Salamandra para crianças e jovens, com bordados de Antônia Diniz, Ângela, Marilu, Martha e Sávia Dumont sobre desenhos de Demóstenes, foi compartilhar da vida do pedaço mais verde do planeta, desconhecida pela maioria dos brasileiros.
Lembrei-me, com emoção, da primeira vez que vi outro rio brasileiro, o São Francisco, conhecido intimamente pelas histórias que minha mãe contava embaladas na canoa do meu avô João, em suas viagens rio abaixo e rio acima.
Trago recordações da travessia de balsa, do primeiro banho medroso de menina da cidade, das lavadeiras, das ilhas, da foz, das festas, histórias, cheiros, sabores e sons daquela terra.
Fico com a esperança de Thiago de Mello, pois “ainda é tempo de salvar o tanto que resta da floresta. Os verdes resistirão”.

Créditos das Imagens

Jornal de Poesia ; Museu do Marajó; Rios Vivos; Flor da vitória-régia; Guaraná; Copaíba; Peixe-boi; Uirapuru ; Consciência .Net; Tucano; Sumaumeira; Garças;

Boto: Fotografia de Michael Goulding

terça-feira, 5 de junho de 2007

Gênese


O primeiro capítulo do livro do Gênese trata da origem do mundo. "No princípio Deus criou o céu e a terra ", a luz, o firmamento, os mares, as árvores, o sol e a lua, os animais, e "viu que assim era bom".Por fim fez o homem, pó da terra, à sua imagem e semelhança, para que dominasse os animais e se alimentasse dos frutos, isto é,"tomou o homem e colocou-o no jardim paradisíaco do Éden de delícias para o cultivar e o guardar ."
Bíblia-Edições Loyola



Só que o ser humano já destruiu mais da metade da obra da criação.Não percebe que chegou depois e não é sábio o suficiente para deter o seu fim.
As obras do Projeto Gênesis, do fotógrafo Sebastião Salgado, mostram a beleza primitiva que ainda resta dos ecossistemas pelo planeta, espalhada por espaços que vão da África ao arquipélago de Galápagos, no Equador.
A intenção desse projeto é alertar as sociedades sobre os conceitos de biodiversidade e sociodiversidade, propondo uma conscientização sobre conservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Seu objetivo não é apresentar simplesmente um mundo exótico. Ao contrário, deseja despertar a consciência sobre a necessidade de proteger e preservar todos os seres vivos e o mundo em que eles habitam.



"Do ponto de vista planetário, não há diferenças entre o ser humano e os animais.Eles têm a mesma dignidade e exigem o mesmo respeito que nós. "

"O desaparecimento da espécie humana não é nem será grave na história do planeta. A vida, como o planeta, continuará se reciclando naturalmente. O inteligente seria podermos conviver mais tempo com essa possibilidade."


"Ainda há esperança. Ela se chama informação e educação ambiental."
Fonte: JB Ecológico
Fotos:Guardian Unlimited

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Meio Ambiente

Desenho de Putthanun Mingmalairuk
12 anos, Tailândia para a Competição Internacional de
Pinturas Infantis sobre Meio Ambiente promovida pela Bayer.

"Quando for consumido o fruto da última árvore e envenenado o último rio, o homem descobrirá que dinheiro não se come."

Carlos Drummond de Andrade

Related Posts with Thumbnails