Páginas

domingo, 15 de outubro de 2006

Professor


“Seja gentil, pois cada pessoa que você conhecer pode estar enfrentando uma batalha mais árdua.”
Platão
15 de outubro,
Há dias procuro um texto que fale da profissão que escolhi e exerço há trinta anos. Li artigos, crônicas, poemas, depoimentos, reportagens. Mas o que eu procurava estava dentro de mim mesma. Recordações, sonhos, alegrias, vitórias, derrotas, rostos e episódios povoavam minha mente insistentemente. Por que não escrever sobre essa experiência, se a prática aliada à leitura e o desejo de inovar foram sempre minhas companheiras?
Pasmem! Não pretendia ser professora, mas prestei concurso para o Instituto de Educação porque precisava trabalhar, somente depois cursei a Faculdade de Letras. Foi no Curso Normal que conheci aquele que foi o responsável por tudo: Nelson Santive, meu professor de Literatura. Mergulhei de corpo e alma neste vício devastador, na paixão pelos livros.
É essa a minha luta diária, pois cada aluno que se torna um leitor me emociona e me incentiva nessa caminhada.
Nesses tempos de violência, famílias desestruturadas, miséria, fome, doença, abandono, drogas, exploração e ambição desmedida, o livro é facilmente trocado por qualquer objeto de consumo. Preferem ouvir histórias pela TV. A mídia poderia ser uma aliada, mas não é. É necessário entender o que ouve, vê e lê. Práticas leitoras dão trabalho! Resultado: os olhos vagam pela sala de aula, a mesma há pelo menos um século. Os livros ficam empoeirados nas prateleiras.
Professores e alunos são vítimas dessa sociedade perversa que só enxerga o lucro, a competição e o sucesso.
Quando bate o desânimo e a sensação de fracasso insiste em se instalar, penso naquela citação de Platão. Nesse momento de reflexão fico iluminada porque acredito que ainda posso ajudar aquele que enfrenta uma batalha mais sofrida do que a minha e que a guerra pode ser vencida pela força da gentileza, do perdão, da solidariedade, do respeito, da justiça e da esperança.
E que é possível obter palavras, gestos e olhares de carinho porque compreenderam a linguagem do AMOR.

quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Maria, mãe de Jesus

"porque o Todo-Poderoso fez em mim grandes coisas. Santo é o Seu Nome...
Deixou os famintos satisfeitos, despediu os ricos de mãos vazias."
Lc 1,49-53
Ó Maria, aurora do mundo novo, Mãe dos viventes, confiamo-vos a causa da vida: olhai, Mãe para o número sem fim de crianças a quem é impedido nascer, de pobres para quem se torna difícil viver, de homens e mulheres vítimas de inumana violência, de idosos e doentes assassinados pela indiferença ou por uma provável compaixão.
Fazei com que todos aqueles que crêem no vosso filho saibam anunciar com desassombro e amor aos homens do nosso tempo o Evangelho da vida.
Alcançai-lhes a graça de o acolher como um dom sempre novo, a alegria de o celebrar com gratidão em toda a sua existência e a coragem para testemunhar com laboriosa tenacidade, para construírem, juntamente com todos os homens de boa vontade, a civilização da verdade e do amor, para louvor e glória de Deus criador e amante da vida.

Amém.
Papa João Paulo II

terça-feira, 10 de outubro de 2006

O Direito de Ser Criança

Crédito

Art.3º A criança e o adolescente gozam de todos
os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana,
sem prejuízo da proteção integral de que trata esta
Lei, assegurando-lhes, por lei ou por outros meios,
todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes
facultar o desenvolvimento físico, mental, moral,
espiritual e social, em condições de liberdade e de
dignidade
.
Estatuto da Criança e do Adolescente.
Lei n. 8.069, de 13 jul. 1990.

Lembremos da nossa infância e comparemos com a dessas crianças que desde cedo são obrigadas a lutar pela sobrevivência.
O jornal Extra está publicando e denunciando em uma reportagem intitulada Anjos no front outra terrível estatística: pelo menos 23 crianças, entre 0 e 12 anos, foram atingidas em tiroteios no Rio, muitas enquanto estavam brincando.
Não estamos assistindo a um filme de ficção. Isso é REAL.
A mudança depende de nós.

Related Posts with Thumbnails