Páginas

quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Pátria Amada


Patriotismo

Ser brasileiro é um jeito singular de estar na humanidade, sem nos considerarmos melhores ou piores que nenhuma outra nacionalidade. Ser patriota é não sentir vergonha de ter nascido aqui, sem exagerar nossas qualidades. E reconhecendo nossos problemas, que são muitos, como a desigualdade social e a corrupção, com o compromisso de ajudar a superá-los. Ser brasileiro é ter orgulho do nosso rico chão e indignar-se por ainda existir sobre ele tanta fome e privação. Ser patriota é apoiar tudo o que representa soberania nacional nas relações com outros países, principalmente com os que se consideram mais fortes e importantes. Ser brasileiro é afirmar nossas raízes e dizer que somos todos índios, africanos e europeus, e, a um só tempo, árabes e judeus. Brasileiro é gente de origens mil: povo da raça Brasil!

Chico Alencar



Pátria é a terra de nossos pais, é o lugar onde nascemos, mas é ,sobretudo, criação coletiva. Juntos, os homens elaboram sua cultura e manifestam sua concepção de pátria de acordo com valores sociais: solidariedade, respeito, tradição.
Faço a minha parte e luto por justiça, liberdade e igualdade.
Sou educadora consciente do meu papel na construção de uma sociedade mais justa.
Sou patriota ao denunciar as arbitrariedades e desigualdades sociais.
Sou uma brasileira orgulhosa da capacidade que o nosso sofrido povo tem de acreditar, em cada eleição, no sonhado progresso para TODOS.
Related Posts with Thumbnails